Ricardo Brunetto: Um líder pelo exemplo

No comando do Grupo Independente, ele se mostra um apaixonado pelos seus veículos e pela Vale do Taquari, onde atua

Muito de quem é Ricardo Brunetto, 46 anos, e do que é o Grupo Independente se funde entre valores e princípios: o respeito pelas pessoas, a ética profissional e a paixão pelo Vale do Taquari. Assim como ele transpira pelos poros o DNA da empresa, seu negócio também reverbera suas crenças e o espírito de liderança em cada detalhe - seja AM, FM ou no digital.

Diretor-executivo do Grupo Independente, ele costuma chegar na empresa por volta das 8h. Por vezes, representar o negócio começa bem antes de colocar os pés na rádio - seja em uma reunião com empresários, eventos ou a participação em alguma entidade. O fato é: o Ricardo Brunetto que adentra todos os dias para o Grupo Independente, estampando um sorriso para todos colaboradores e convidados, é o mesmo que anda pelas ruas e estabelece relacionamentos em cada passo que percorre.

"Minhas filhas sempre dizem: 'Pai, você conhece todo mundo' ou ainda 'Pai, você conversa com todo mundo'. É isto que sou: uma pessoa que gosta de gerir e de me conectar com gente", explica o empresário. Embora seu horário de chegada seja uma rotina, o de saída é absolutamente imprevisível. "O que importa não é o horário em que se chega ao trabalho, mas, sim, a dedicação que você tem enquanto está na empresa", ensina. 

Olhar atento

Em coberturas especiais, Brunetto não arreda o pé da empresa. Mesmo não sendo jornalista, acompanha de perto os desdobramentos dos fatos, observa o trabalho de sua equipe e todos os movimentos da empresa. Seu olhar percorre os estúdios da rádio, a redação do portal, enquanto seus ouvidos se atentam em como a reportagem distribui as notícias nas emissoras do grupo.

"Faço questão de estar junto com minha equipe. Estabeleci uma conexão forte com todos e gosto de acompanhar nossa entrega para a audiência e clientes, bem como entender as necessidades dos profissionais", comenta Brunetto. É unanimidade pelos corredores do Grupo que a liderança dele não é pelo seu cargo, mas pela postura e pelo exemplo. 

O jeito humano e empático de liderar é a mesma fórmula impregnada no DNA da empresa que a faz líder em audiência no Vale do Taquari. "É muito da filosofia do Independente ser quem ele é, baseado neste alicerce: ter um olhar humano para além do técnico e do profissional. Procuramos dar toda estrutura emocional e técnica para nossa equipe", sustenta. Assim como os colaboradores sabem que podem contar com Brunetto, a audiência sabe que pode contar com a Rádio Independente.

Melhor acreditar

Em uma estrutura que conta com cerca de 90 colaboradores, Brunetto opta por acreditar em cada um de seus profissionais. "Em meu modelo de gestão, eu confio nos profissionais e aposto neles. É mais fácil acreditar do que não. Acerto na contratação quando eu não tenho dúvida dela", explica.

E isso está tal qual para como ele valoriza seu time e a audiência faz o mesmo com os veículos. Sendo assim, a equipe que trabalha com ele está há anos na casa, bem como o público é fiel com as rádios e o portal. "Tanto quem trabalha na rádio ou no portal faz parte da família Independente, quanto nossa audiência se sente parte do nosso grupo", assegura.

Nesta simbiose de valorização humana, Brunetto tem como maior ativo as pessoas que trabalham com ele, exatamente como acontece com sua equipe em relação ao público que consome o Jornalismo da Independente. "É minha responsabilidade a gestão do negócio como um todo. Elaboro as estratégias da empresa e compartilho. Os profissionais confiam na minha liderança e eu confio em cada um dos que integram a equipe", diz, reforçando seu posicionamento.

Dois empregos, dois sucessos

Em uma sexta-feira de 1993, aos 16 anos e com apenas R$ 50 no bolso, Brunetto foi até a rodoviária de Lajeado com destino a Porto Alegre. Naquela época, havia sido indicado para um trabalho na TK Brasil (atual Thiesen Group), a multinacional que é a segunda maior empresa de elevadores no mundo. Até chegar a segunda-feira, quando se deu a entrevista de emprego, ele ia se preparando para agarrar aquela oportunidade com todo afinco.

E assim foi. Vendo o potencial de liderança e de gestão do jovem, os donos da empresa também apostaram em Brunetto. Não demorou muito para o talento como gestor ser reconhecido e ele crescer. Morou por diversos estados brasileiros, forjando o talento e a experiência em negócios.

Formado em Administração, em 2009, veio o convite para liderar o Grupo Independente. Muitas dúvidas sobre qual rumo seguir lhe sondaram em meio a esta proposta. Mas as paixões pela Comunicação e pelo Vale do Taquari falaram mais alto.

"Sempre aproveitei ao máximo as oportunidades que tive e a isso devo o meu sucesso nos negócios. Tenho muito orgulho de dizer que tive apenas dois trabalhos e, em ambas, consegui me realizar profissionalmente."

Segundo ele, para ser um bom profissional, antes, você precisa ser uma boa pessoa. "A gente não consegue ser bem-sucedido se não evoluirmos junto, pessoalmente, com os nossos desafios, obstáculos e conquistas", resume.

O paizão

A chegada de Catarina, sua primeira filha, em 2013, foi a grande mudança na vida de Brunetto. No momento em que estava mais dedicado à rádio Independente, fazendo as devidas transformações necessárias, a menina veio, e nasceu junto um novo homem: o papai. Quatro anos depois, em 2017, Helena chegou para completar a prole. 

Para além do legado como gestor e pessoa, Brunetto passou também a ser exemplo dentro de casa. O amor pela família começou a inspirar ainda mais o seu modelo de gestão. "Quero que minhas filhas sejam um pouco do que sou: uma pessoa do bem e que acredita no bem. Precisamos ser a mudança que queremos para um mundo melhor e não esperar isso do próximo", diz. A esposa, Maira Rodrigues, também empreendedora, lhe é inspiração: "Amo muito minha família. Minha esposa é um sucesso no negócio dela e uma grande mãe", se orgulha.

O pai de Rodrigo, Valmor Brunetto, um empreendedor, sempre o deixava livre para que encontrasse por conta própria sua vocação e o caminho a seguir. "Ele nunca me deu um caminho, mas me mostrou o caminho. Nunca tive nada dado em minha vida e este foi o melhor impulso que pude ter para ir em busca dos meus sonhos", explica. Nos finais de semana, Brunetto tem como hobby os passeios no seu Jeep Overland 1953, o qual, carinhosamente, personalizou com as iniciais dos nomes das filhas ao lado de uma estrela, no capô do veículo. 

Um nome

Todos os dias, ao despertar, uma lembrança sempre vem à tona. Brunetto administra uma empresa criada por Lauro Mathias Muller, um ícone da comunicação no Rio Grande do Sul. "Para a Independente, ele está acima de qualquer coisa. Nunca haverá alguém maior do que ele no Vale do Taquari. Seria uma pretensão sem tamanho pensar em algo do tipo. São outros momentos, um outro mundo, com necessidades e realidades diferentes", compara.

O Grupo Independente soma 72 anos de história no Vale do Taquari e, atualmente, produz mais de 100 notícias por dia. Com Brunetto à frente do negócio, o veículo de comunicação demonstra saber de sua história, de onde está e quais os rumos quer tomar.

"Fazemos com que a Independente seja o que Lauro Muller foi, no ponto de vista moral e ético. A gente sabe de onde veio, onde estamos e para onde vamos. Eu passei a amar a Independente depois que passei a conhecer a sua história. Estamos aqui para fazer parte da vida das pessoas", finaliza.

Comentários