Governo do RS promove seminário sobre experiências mundiais em gestão pública

SmartGov será nos dias 29 e 30 de maio, no Global Tecnopuc, em Porto Alegre

O governo do Rio Grande do Sul, por meio das Secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), realizará o SmartGov - Seminário de Inovação na Gestão Pública. O evento, cujo objetivo é compartilhar experiências mundiais em gestão pública, será nos dias 29 e 30 de maio, no auditório Bill Hewlett-David Packard, Prédio 97A - Bloco Da Vinci, no Global Tecnopuc, em Porto Alegre.

O propósito do evento é mostrar experiências que representaram avanços nos serviços digitais para o cidadão, no planejamento das cidades e no estímulo para o surgimento de espaços criativos. O primeiro dia de programação terá um painel voltado a iniciativas que facilitem o acesso aos serviços públicos via soluções inovadoras. Na quinta-feira, os convidados apresentarão soluções para as cidades utilizando tecnologia e falarão sobre o surgimento de espaços criativos e ecossistemas de inovação.

Entre os convidados estrangeiros, estão Santiago Uribe, diretor do escritório de resiliência da cidade de Medellín, na Colômbia, e Josep Miquel Piqué, mentor de iniciativas como o 22@, em Barcelona, na Espanha. Também participam por vídeo Robert Krimmer, professor da Escola de Negócios e Governança da Universidade de Tecnologia de Tallin, na Estônia.

Na ocasião, será lançado o Hackaffthon, um desafio para startups desenvolverem um aplicativo com todos os serviços do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A ferramenta busca criar soluções para servidores e público que frequenta o local que concentra a maior parte das secretarias do Estado.

O app ajudará o usuário a acessar informações sobre o funcionamento do Caff, a localização dos serviços e vagas nos estacionamentos. Os funcionários públicos poderão acionar, via celular, diferentes situações das suas rotinas de trabalho. As regras do Hackaffthon serão divulgadas em edital, o qual será lançado no primeiro dia do SmartGov. A programação completa do evento pode ser conferida neste site.

Comentários