Túnel do Tempo

Em 20 de abril de 2004, Coletiva.net noticiava: 'Guaíba AM e FM ampliam sinal pela internet'

Há 14 anos, no dia 20 de abril de 2004, Coletiva.net divulgou nota sobre a ampliação do sinal de internet da rádio Guaíba AM e FM. Esse é o fato que o Túnel do Tempo desta semana relembra, quando faltam 12 meses para os 20 anos do portal.

De acordo com pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, em 2017, 14% da população brasileira acessa as rádios online.  Para o gerente geral da Guaíba, Nando Gross, a internet é uma aliada do rádio. "Qual é o interesse de uma emissora de rádio? Alcançar o maior número de pessoas possível. O importante é que as pessoas estejam consumindo seu conteúdo e, assim, você está potencializando sua marca e valorizando seus anunciantes", ressaltou ao Coletiva.net.

Em abril de 2004, a emissora ampliou seu sinal de internet viabilizando acesso ilimitado aos internautas. A iniciativa facilitou a visualização dos conteúdos da rádio em tempo real. "A internet veio para se somar ao rádio e propagar seus conteúdos de forma mais acessível. É exatamente isso que acontece com os aplicativos e as rádios web. Os ouvintes consomem o conteúdo e assim, ampliam a marca", observou Nando.

Ele considerou ainda que o crescimento das web rádios ainda é tímido, e compartilhou dados da pesquisa realizada pelo Ibope, em 2017, no qual apenas 5% dos ouvintes da Região Metropolitana escutam rádio via plataformas web. Na época da ampliação do sinal de internet da rádio Guaíba AM e FM, o crescimento da rádio foi estimado em 300%.

A emissora foi inaugurada em 30 de abril de 1957, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e entrou no ar naquele dia com 10kw, mantendo uma programação apenas musical. Em 1991, passou a irradiar 100kw, tendo finalizado, em 1997, o processo de implantação de seu sistema digital. Em março de 2007, a emissora passou a ser administrada pelo Grupo Record. "A rádio foi se adaptando à realidade e evoluindo. Claro, sempre mantendo a ideia de ser uma emissora focada no público gaúcho. Suas principais mudanças foram a adaptação às novas tecnologias, o investimento nas redes sociais e a entrada do AM e FM com a mesma programação", lembrou Nando Gross.

Confira a notícia na integra publicada em 20 de abril de 2004:

Guaíba AM e FM ampliam sinal pela internet

A Rádio Guaíba AM ampliou seu sinal na Internet, proporcionando acesso ilimitado aos internautas. Também foi implantado o som estéreo da Rádio Guaíba FM. A medida possibilita o acesso ao conteúdo das rádios em tempo real e em qualquer lugar do mundo. O serviço começou a funcionar na semana passada e o número de pessoas que escutam a rádio pela Internet, na página da Guaíba, teve um acréscimo de mais de 300%. Atualmente, a Guaíba AM é a sétima rádio mais ouvida no Brasil e a primeira mais escutada no Rio Grande do Sul, conforme levantamento feito pelo site www.radios.com.br.

Essa matéria foi produzida pelos alunos de Estágio I do Centro Universitário Metodista IPA.

Comments