Fabio Berti deixa coordenação de cursos no IPA

Jornalista segue como professor da instituição

Fabio Berti não coordena mais os cursos de Comunicação do IPA - Alessandro Davila/Multiverso IPA

Após quase sete anos na coordenação do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista - IPA, Fabio Berti deixa o cargo a partir desta sexta-feira, 31. Desde 2019, ele acumulava a função com os cursos de Publicidade e Propaganda e de Turismo, na Escola de Comunicação e Hospitalidade. 

Ao Coletiva.net, o jornalista esclareceu que seguirá como docente nas graduações no turno da noite e estuda novas possibilidades profissionais. "Foram anos de muito trabalho e de plena satisfação por ajudar na formação de novos comunicadores, uma das atividades mais importantes para esclarecimento da população e para uma sociedade livre", destacou.

Berti assumiu o Jornalismo em 2013, período em que reestruturou o currículo para a formação de profissionais com visão da comunicação integrada e do empreendedorismo inovador, e com compromisso social. Desde então, segundo sua avaliação, foram consolidadas parcerias com entidades públicas e privadas gaúchas para prestação de serviços de planejamento e divulgação de eventos esportivos, culturais, políticos e comunitários.

Uma destas atividades destacadas foi a cobertura e a assessoria de imprensa para o Campeonato Mundial Master de Atletismo. Além disso, teve a participação na Copa do Mundo da FIFA, em eventos de nível nacional e internacional do beach tênis e do caratê, assim como das tradicionais coberturas de eleições, Expointer e Feira do Livro. 

Na visão do jornalista, estas estiveram entre as atividades que contribuíram para a qualificação da relação ensino-aprendizagem. "Nossa prioridade sempre foi associar o conhecimento teórico e a pesquisa à prática e aos movimentos permanentes do mercado", salientou.

Nas questões acadêmicas, Berti disse que se orgulha em ter contribuído na publicação de 10 livros em parceria com professores e alunos, nas áreas de jornalismo especializado, marketing, branding e comunicação e hospitalidade. "Todas as obras foram lançadas em edições da Feira do Livro em Porto Alegre, para que pudéssemos entregar formalmente novos conhecimentos à comunidade e não apenas ao ambiente universitário", ressaltou Berti, para quem conhecimento só tem valor quando compartilhado.

Ele encerra sua gestão com a satisfação de ter contribuído para que Jornalismo e Publicidade conquistassem nota 4 em uma escala máxima de 5 no Enade, o exame nacional para verificação da qualidade da formação acadêmica. A coordenação dos três cursos ficará, a partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro, com a professora Valéria Deluca, que há cinco anos responde pelo Multiverso, a agência de comunicação integrada do IPA.

Comentários