Oportunidades para marcas em games é assunto de painel no Demo Stage

'The Next Generation of Gaming' reuniu especialistas do setor no primeiro dia de South Summit Brazil 2023

Painelistas apresentaram dados sobre o setor - Crédito: Coletiva.net

Em 2022, a indústria de games movimentou mais de 175 bilhões de dólares e, para este ano, a previsão é que esse número ultrapasse os 200 bilhões. Esses foram dados apresentados por Vanessa Donnianni, CEO da Multifaces Comunicação, no painel 'The Next Generation of Gaming', realizado nesta quarta-feira, 29, no Demo Stage, no South Summit Brazil 2023.

Ela discorreu sobre ao lado do publicitário Maicol Ximenes, gerente de Conteúdo Criativo da Ubisoft Brasil, e de Pedro Oliveira, fundador da Outfield. Quem mediou o debate foi Maurício Lima, líder de Operações Competitivas da Riot Games.

De acordo com a profissional, as marcas precisam se apropriar do universo dos games. "Jogadores mobile concordam em ver anúncios em troca de recompensas. Além disso, a mídia dos games é de alta atenção e engajamento. Dentro da nossa realidade multitelas, é o único canal que tem 100% do foco dos usuários", afirmou. Por isso, ela avaliou que o meio se tornou um paraíso para os anunciantes.

Trazendo outro olhar à conversa, Maicol ponderou que os jogos tiveram um momento forte no YouTube, mas que hoje a rede social já não tem tanta representatividade. "Porém, pudemos aprender a como produzir conteúdo e otimizar isso para outras plataformas", completou. Ele entende que é um segmento em constante evolução.

Cenário brasileiro

Em relação ao Brasil, Pedro explicou que o País é um "celeiro" de produções independentes. "Em 2018 o Brasil tinha 370 desenvolvedores, no ano passado foi pra 1.200. É um crescimento natural", pontuou. Contudo, para Maurício, ainda há desafios a serem enfrentados para que os games saiam da bolha e migrem para uma mídia de massa.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha em tempo real o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia -, realizado de 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Neste ano, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) reforçam a cobertura do portal, que conta com matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. O apoio é do Grupo RBS e da Famecos.

Comentários