Primeiros dados da pesquisa Persona apontam que o gaúcho está aberto ao novo

Conforme o estudo do Grupo RBS, esta é a principal diferença para a primeira edição, apresentada em 2017

Estudo foi apresentado na manhã desta terça-feira, 16, em evento no Instituto Caldeira - Crédito: Coletiva.net

Se em 2017 a primeira edição da pesquisa Persona, do Grupo RBS, apresentou um gaúcho extremamente ligado às raízes e à família, o perfil apresentado em 2024 mostra alguém mais aberto ao novo, em movimento e aceitando mudanças, sem perder as tradições. Esse foi o norte do estudo atualizado e revelado na manhã desta terça-feira, 16, em evento no Instituto Caldeira. O comunicador Luciano Potter conduz os primeiros insights, explicando que o número que serviu de base para o levantamento da Cúrcuma e do coletivo Tsuru foi que 92% dos entrevistados têm orgulho de manter as tradições rio-grandenses.

"O que importa aqui é que o retrato do gaúcho a gente já conhece e foi mostrado em 2017. Agora, queremos ver o filme que ele trouxe até aqui. A pandemia afetou, sim, todos nós, mas o nosso povo não se individualizou, mas, a partir do afeto, tornou-se ainda mais conectado à sua família", enalteceu Potter. Segundo o que ele apresentou, os entrevistados podem ser resumidos em "ligados às raízes e tradições, sim, mas abertos ao mundo".

O comunicador chamou ao palco para dividir a condução do evento a diretora de Marketing do Grupo RBS, Caroline Torma, que iniciou sua explanação destacando a importância de falar de algo que acha extremamente relevante, que são dados. "A partir deles, somos capazes de produzir conteúdos de qualidade e construir negócios relevantes com os nossos parceiros", afirmou Carol. A diretora contou também que recentemente esteve na Rede Globo, conhecendo uma pesquisa nacional que será divulgada nas próximas semanas. "Me chamou atenção que o brasileiro do Sul do País é considerado o guardião das tradições, alguém que cita trabalho e família em primeiro lugar", destacou.

Para exemplificar essa característica que surgiu no novo Persona, de ser aberto ao novo, Carol apresentou um vídeo com muitas visualizações e curtidas na rede Tik Tok em que aparece um gaúcho pilchado com a sua filha adolescente, felicitando a audiência sobre uma data sazonal. "Percebam que é um estereótipo tradicional, caracterizado, ao lado da família e tomando chimarrão, mas se perceberem é uma cuia rosa e da marca Stanley", salientou Carol.

A diretora mostrou também que 66% dos entrevistados querem manter as tradições gaúchas e 62% dão valor às relações familiares. Além disso, a pesquisa mostrou que o que move os gaúchos são os afetos e é esse aspecto que coloca ele em movimento. Carol destacou ainda que "a parte que ela mais gosta do estudo" é falar de felicidade. De acordo com o Persona, 91% se dizem mais satisfeitos, 85% mais felizes e 58% mais otimistas, quando comparados a um grupo de controle de São Paulo.

Potter reforçou a ideia inicial de que o atual levantamento mostra que "a vida está em movimento e a foto vira filme". Segundo ele, o ponto crucial, que difere nas iniciativas de 2017 e 2024, é que o eixo central deixa de ser o da tradição apenas e passa a ser a abertura ao novo. Nesse contexto, o comunicador mostra um vídeo com depoimentos de gaúchos salientando características do povo rio-grandense, e as palavras que mais aparecem são autêntico, acolhedor, com fibra, lutador, afetivo e que tem orgulho de ser gaúcho, "se moldando à realidade sem perder a essência".

Comentários