'Encontro+B Amazônia 2025' apresenta 'Guia Anti-Allwashing'

No evento também se debateu sobre o uso do humor na comunicação de impacto

Material será disponibilizado gratuitamente - Crédito: Agência Eyxo

Na sala Igapó do 'Encontro+B Amazônia 2025', a sessão 'Comunicação global e local' reuniu Gabriela Rodrigues, diretora de Impacto da Droga5; Rodrigo Cunha, CEO e fundador da Profile (empresa B), e Vanessa Bulhões, do Coletivo de Marketing B do Brasil. O evento, realizado em português e espanhol, trouxe o pré-lançamento do 'Guia Anti-Allwashing' e discutiu sobre como o humor pode ser uma ferramenta para engajar públicos em torno de transformações socioambientais.

Vanessa abriu a sessão apresentando o Coletivo de Marketing B do Brasil, rede de profissionais e empresas que buscam alinhar Comunicação e impacto positivo, e anunciou o pré-lançamento do 'Guia Anti-Allwashing'. O manual reúne 40 páginas de conteúdo, além de autoteste e framework prático, que espelham a jornada das empresas em busca de consistência e transparência. 

Produzido em parceria com o Conar e o Pacto Global da ONU, o material será disponibilizado gratuitamente e está disponível para download no Coletivo de Marketing B. "O guia só vai existir de fato se for colocado em prática. E será sempre evolutivo, porque a Comunicação muda muito rápido. Escolhemos um nome em inglês porque é a linguagem reconhecida pelo mercado", explicou.

Rodrigo Cunha destacou a importância da consistência, lembrando que muitas marcas ainda buscam atalhos, em vez de sustentar narrativas de impacto ao longo do tempo. Para ele, esse é um risco que corrói a credibilidade das empresas.

Gabriela Rodrigues trouxe a provocação de usar o humor como aliado para furar bolhas e alcançar novos públicos. "Se memes e charges ajudam a falar de problemas sérios na esfera pessoal e política, por que não usar o humor também na Comunicação de impacto?"

De acordo com Gabriela, atualmente há uma disputa pela atenção em um turbilhão de informações - desde fake news até a foto do gatinho no grupo da família. "Se não testarmos novas linguagens, continuaremos falando apenas para quem já está convertido. O humor pode ser uma porta de entrada para ampliar a conversa e trazer mais gente para dentro desse movimento", defendeu.

O painel concluiu que, em um cenário saturado de informações, a Comunicação de impacto precisa unir ferramentas de consistência - como o 'Guia Anti-Allwashing' - e novas linguagens, como o humor, para engajar públicos de forma verdadeira e criativa.


Coletiva.net e Agência Eyxo estão em Belém para cobrir o 'Encontro+B Amazônia 2025'. O evento, que se estende até sexta-feira, 5, Trata-se de um encontro no qual líderes empresariais, comunidades, organizações aliadas e cidadãos se reúnem com um propósito comum: transformar a realidade a partir do mercado, com impacto coletivo. O público pode conferir materiais nas redes de ambas as empresas.

Comentários