ABI se manifesta sobre obstrução de trabalho em CPMI

Entidade repudia a postura de senador na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito

ABI reafirma solidariedade com profissionais da Imprensa - Crédito: Reprodução

A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) publicou uma nota de repúdio sobre as ameaças feitas pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) aos profissionais de Comunicação. O episódio aconteceu durante a cobertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizada na última segunda-feira, 26.

Já na abertura dos trabalhos, na Câmara dos Deputados, o senador ameaçou a atuação da Imprensa. Ato foi visto pela associação como sendo um grave precedente de restrição à cobertura no Congresso Nacional, tendo em vista que o parlamentar também é jornalista de formação.

Em nota, a entidade aponta como inaceitável que um parlamentar busque limitar o livre exercício da profissão e a circulação de informações de interesse público, afrontando o Estado Democrático de Direito. A ABI ainda demonstrou solidariedade aos profissionais de Imprensa que atuam junto à CPMI e ao Parlamento, reafirmando que seguirá atenta diante de qualquer ameaça à liberdade do setor e de expressão.

Comentários