"Matilda" transcende gerações e marca memórias

Por Marina Mentz

"Matilda", um filme lindo da Disney, é uma adaptação do livro de Roald Dahl. Ambos narram a história de Matilda Wormwood, uma menina com habilidades telecinéticas que vive a negligência dos pais, os Wormwoods, e os métodos não indicados da Srta. Trunchbull, diretora de escola.

Matilda descobre sozinha suas habilidades. Então você já pode imaginar que o filme é cheio de realismo fantástico e humor, mas mesmo com isso é indicado para todas as idades. A doçura de Matilda vem traduzida na atuação de Mara Wilson.

Coragem, resiliência, bondade e a importância da educação e do respeito marcam a história contada em "Matilda". As metáforas usadas para narrativa da vilã Srta. Trunchbull trazem ainda mais riqueza ao enredo.

Como argumento final, digo que "Matilda" celebra a garra de uma menina, a capacidade de superar desafios e a importância de ser verdadeira na vida.

O filme já tem quase trinta anos, mas continua encantador. Danny DeVito e Rhea Perlman também estão no elenco desta obra que transcende gerações e marca memórias.

Autor
Marina Mentz é jornalista, doutora e pesquisadora das infâncias brasileiras. Cofundadora da Bisque Laboratório Criativo, tem experiência na área de Comunicação, com passagens por agências e redações de jornal impresso, televisão, rádio e digital. Há 12 anos, pesquisa a presença das violências contra infâncias na mídia. E-mail para contato: [email protected]

Comentários