A Vida não é justa

Por Luan Pires

"A Vida não é justa", dizem. E sabe de uma coisa? Dizem com toda a razão. O conceito de justiça não combina comigo. Eu não consigo controlar as jogadas. Além disso, um jogo ter regras não significa que ela tenha justiça. Nem todo mundo "tem o que merece", nem tudo que "vai, volta", nem tudo que se "planta, se colhe". Mas, sabe de uma coisa? Em todas as vezes que essas coisas aconteceram foi porque algum humano tentou. 

Sim, na cara de pau, estou me eximindo da culpa. Mas, não estou colocando a culpa em vocês. Afinal, nem tudo que vocês tentarem, vocês vão conseguir porque nem toda luta acaba com o merecedor vencendo. Mas, é preciso haver luta e na falta de um juiz justo, você precisa ocupar esse lugar. Talvez, você não ganhe aquele reconhecimento, mas você precisa olhar pra dentro e pensar: mas eu sei que eu mereço. Talvez, quem você ame não te ame de volta, mas você precisa saber: "eu sou digno desse e de qualquer amor". Talvez, suas palavras sejam mal-interpretadas, mas você precisa se manter fiel ao que acredita ser certo. 

Porque o conceito de "certo e errado" é contextual e pode mudar de pessoa para pessoa. Além do mais, é muito difícil julgar um quadro que vocês não têm acesso por inteiro. Vocês não sabem os detalhes, os motivos e as sensações alheias. Qualquer decisão de certo ou errado seria genérica. Eu sou alheia a esses conceitos. E isso pode ser duro e cruel. Mas, não deixa de ser verdade.

Não conheço a cor preta e nem a cor branca. Sou cinza, sou uma mistura, sou um conceito vago que serve para lhe fazer pensar, mas nunca pra lhe fazer obedecer. Vocês, humanos, não devem satisfação alguma para mim e sim para si mesmos. O livre-arbítrio é perigoso, mas qual liberdade não é?

Autor
Luan Nascimento Pires é jornalista e pós-graduado em Comunicação Digital. Tem especialização em diversidade e inclusão, escrita criativa e antropologia digital, bem como em estratégia, estudos geracionais e comportamentos do consumidor. Trabalha com planejamento estratégico e pesquisa em Publicidade e Endomarketing, atuando com marcas como Unimed, Sicredi, Corsan, Coca-Cola, Auxiliadora Predial, Deezer, Feira do Livro, Museu do Festival de Cinema em Gramado, entre outras. Articulista e responsável pelo espaço de diversidade e inclusão na Coletiva.net, com projetos de grupos inclusivos em agências e ações afirmativas no mercado de Comunicação. E-mail para contato: [email protected]

Comentários