Cençassões

Por Fraga

Antigamente não havia sensação térmica: o clima podia ser frio, temperado, quente. Entre uma coisa e outra, variavam arrepios, suores, desconfortos, queixumes. E todo mundo acreditava no que alguém descrevia que estava sentindo. Bastava. Foi quando uma sensacional massa fria - vinda sei lá de onde - mudou tudo. Dali em diante se espalhou sensação térmica pra tudo quanto foi lado. Com ou sem intempéries, as sensações térmicas tomaram conta das informações, e nunca mais falar sobre o tempo foi a mesma coisa. As conversas nos táxis, nas salas de espera, nas paradas de ônibus, nos motéis, nas escolas foi tudo inundado por essa maldita expressão. Agora o sorvete, independente da marca e do sabor, sai do freezer a menos tantos graus e chega à mesa com tanto de sensação térmica. O cusco rengueia as patinhas por causa do chão gelado ou por causa da sensação térmica? E o minuano: o risco de pneumonia vem pelas rajadas frígidas ou pela inexatidão da térmica sensação? Você decide comprar um casaco e o vendedor esclarece que esse vestuário suporta não sei quantas sensações térmicas. O que é a tecnologia: roupa feita na China adequada às cifras climáticas dos pampas! Até o sexo acusa a influência dessa desmedida medição, os pares transam ou deixam de transar pela sensação de frigidez dos ares ou pela sensação da frieza do amor nos tempos da cólera.
A chaleira fervente, o poncho esvoaçante, o mocotó do mercado, as luvas do camelô, os splits domésticos, os cuecões e ceroulões, o sol pra laguertear, todo um kit de sobrevivência pra atenuar o sensacionalismo das sensações térmicas.
Também as palavras ficam à mercê dessa chatice vocabular, que tomou conta do planeta de pólo a pólo: é um tal de falar em sensação térmica por falar. Inclusive os governos - federal, estadual, municipal - todos eles nos dão a sensação térmica de desgoverno. Nem ao menos a expressão, já batida e rebatida, serviu sequer pra salvar esta croniqueta. Que foi escrita a 6ºC e sensação de velhice de 102 anos.

Autor
Fraga. Jornalista e humorista, editor de antologias e curador de exposições de humor. Colunista do jornal Extra Classe.

Comments