O acordo fracassado entre um dono de funerária e um corrupto

Por Marina Mentz

Lançamento recente do Prime Video, como um original Amazon, o longa de pouco mais de duas horas vale a pena. O filme tem Tommy Lee Jones e Jamie Foxx, além do jovem Mamoudou Athie. 'O Próprio Enterro' é um drama com comédia e foi baseado em eventos reais.

Ali acompanhamos a história de Jeremiah O'Keefe, dono de uma funerária, tentando salvar os negócios da família. Ele cai em um acordo que dá errado e acaba buscando um advogado midiático, Willie E. Gary, na esperança de desfazer o problema. Mas essa é apenas a superfície da história, que se bem olhada, vai além.

Neste filme estão presentes debates sobre a corrupção em diferentes segmentos de negócios e o racismo que cerceia e cristaliza lugares sociais de brancos e não-brancos, e que faz estranhar um advogado bem-sucedido e preto. 

Jamie Foxx, em mais um filme inspirado em uma personalidade que existiu, mostrou suas habilidades em fazer com excelência o que faz, sem esconder a própria forma de atuar. Ele também já esteve em Ray, Ali e Luta por Justiça, por exemplo, ao interpretar personagens reais. 

E quanto a Tommy Lee Jones, também entrega tudo, pois já se sabe que um grande ator faz bem qualquer personagem que interprete - no caso dele, vide MIB, Onde os Fracos não Têm Vez, a franquia Bourne e tantos outros completamente diferentes entre si. 

A história do filme é inspiradora e motiva qualquer um que assista. 

Autor
Marina Mentz é jornalista, doutora e pesquisadora das infâncias brasileiras. Cofundadora da Bisque Laboratório Criativo, tem experiência na área de Comunicação, com passagens por agências e redações de jornal impresso, televisão, rádio e digital. Há 12 anos, pesquisa a presença das violências contra infâncias na mídia. E-mail para contato: [email protected]

Comentários