Pauta boa é trabalho de jornalista
Por Grazi Araujo
Escrever um texto no dia do jornalista é se auto presentear. É fazer o que eu mais sei da vida, me expressar por meio de palavras, vírgulas, parágrafos, pontos finais. Hoje é dia de refletir sobre o que é rotina, o que faz o coração bater mais forte e termos a certeza que estamos na vocação certa.
Ser jornalista é, dia-a- dia, procurar entender as informações que possam ser interessantes ao grande público, saber diferenciar e explicar ao assessorado o que é pauta e o que é publicidade, o que precisa para que haja notícia, o papel e a importância da fonte, de bons relacionamentos, do que é relevante ou não para estampar jornais, para dar voz na rádio e o que precisa para ilustrar matéria de TV. É muito mais complexo do que parece, a gente faz parecer fácil.
Engana-se quem pensa que mandar uma nota/texto/vídeo/áudio para um jornalista na redação é o suficiente para ser publicado. E que o jornalista que recebe vai apenas replicar o que recebeu. Gente, o bom repórter/colunista se diferencia por dar informações exclusivas. Imprensa séria, jornalista que se preze e veículo que tem credibilidade, tem muito penso, verdade e escuta os diferentes lados da notícia. Os anúncios servem para que seja estampado o que a marca deseja e paga para estar ali. O resto, é jornalismo.