Band RS explica novo momento da empresa após reestruturação e demissões
Novidades resultaram na dispensa de 11 pessoas, no total
Nesta terça-feira, 25, a Band RS fez uma reestruturação considerável em sua equipe, demitindo 11 profissionais no total. Seis deles foram anunciados ontem por Coletiva.net e os outros cinco se trata de uma coordenadora de Operações, um operador de playout, dois operadores de câmera do estúdio e um motorista. Algumas alterações influenciam diretamente na programação da emissora de TV, que, a partir desta quarta-feira, 26, não conta mais com o Band Mulher, ancorado por Regina Lima, das 14h às 14h30. Seu lugar na grade será preenchido pelo jornalístico RS Acontece, que estreou em maio deste ano e, agora, será transmitido das 13h30 às 14h30, ganhando mais meia hora, com apresentação de André Machado.
De acordo com a empresa de comunicação, a alteração na programação está dentro de uma estratégia do grupo de integração, que visa a valorizar o conteúdo regional. "Não perderemos espaço local, e entendemos que faz mais sentido para os gaúchos se investirmos em atrações jornalísticas e esportivas, em vez de um programa voltado apenas para o público feminino", explicou a gerente de Planejamento e Comunicação da Band RS, Natália Ledur, em entrevista ao portal.
Sobre o programa que deixa a grade, o qual estava no ar desde dezembro de 2015, primeiro como 'Programa da Regina' e, depois, como 'Band Mulher', Natália informou que os colunistas que participavam de quadros - Doutor Paulo Solano, Evandro Hazzy, Mariana Kalil e Paulo Kieling - serão inseridos no novo RS Acontece. Mariana, por sua vez, disse ao Coletiva.net que ontem foi informada pela gerente da TV e da Rádio, Ciça Kramer, de que segue como colunista da TV e que, nesta semana, deve se reunir com André Machado, Gabriela Lerina (repórter) e Gabriela Clemente (produtora) para definir como será sua participação como colunista do RS Acontece. Segundo a jornalista, nada muda na Rádio BandNews, onde participa a cada 15 dias do Happy Hour ao vivo com Ico Thomaz e Fernanda Zaffari, além de drops na programação toda quinta-feira.
Com a saída de Caco da Motta, o programa Os Donos da Bola seguirá a mesma dinâmica, com Cris Barth na apresentação e reportagens externas. De acordo com Natália, ninguém assumirá o posto de comentarista até então ocupado por Caco na atração. Tampouco ele será substituído enquanto profissional na casa. Quem está responsável pelo esporte na Band são os repórteres Matheus Schenke e Thaigor Janke, que ainda é chefe de reportagem. A função exercida até ontem pelo engenheiro Norton Marcon, como responsável pelo setor de inteligência em tecnologia, também não será preenchida, pelo menos por enquanto. Natália disse que esta área está sendo reestruturada, assim como a de operações, portanto, ninguém deve assumir o posto de Norton, que estava na casa desde abril de 2018.
Na Rádio Bandeirantes, com a saída de Daniel Oliveira, que estava na empresa havia duas décadas, Sérgio Boaz se torna o narrador oficial da emissora. Alex Bagé chegou a anunciar, na última segunda-feira, 24, em seu perfil no Twitter, de que, no retorno das férias, teria o desafio de narrar futebol, mas Natália garantiu que ele seguirá como âncora e comentarista. "Boaz será o narrador número um e Marco Couto segue como o número dois", frisou.
A respeito de todas estas novidades, a gerente de Planejamento e Comunicação da Band RS comunicou, ainda, que tudo está sendo analisado por um comitê de gestão, e que as decisões são estruturais. "É evidente que tem que interferência da gestão interina, mas é um trabalho em conjunto, feito ponto a ponto", afirmou, se referindo ao diretor-geral Cláudio Giordani. "O mercado da Comunicação está em constante transformação e nós estamos acompanhando esse movimento. É uma mudança estratégica, que resulta na reestruturação da emissora, não somente relacionada a um corte de gastos", falou. Ela também declarou que, por enquanto, não estão previstas mais demissões nem contratações externas.