Cerca de 7 mil pessoas se despediram de Nico Fagundes

Velório aconteceu ao longo desta quinta-feira no Palácio Piratini

Nico Fagundes | Crédito: Fernando Alencastro/RBS TV
Cerca de 7 mil pessoas se despediram de Nico Fagundes ao longo desta quinta-feira, 25, segundo informou a Casa Militar. O velório aconteceu no Palácio Piratini e o enterro se encerrou há pouco no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. Folclorista, poeta, historiador e apresentador do programa Galpão Crioulo, da RBS TV, Antonio Augusto Fagundes faleceu na noite desta quarta-feira, 24, aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital Ernesto Dorneles havia cerca de um mês para tratar de uma infecção respiratória.
Tradicionalista respeitado, Nico teve suas letras e canções gravadas por dezenas de músicos e foi responsável por eternizar clássicos da música regional como "Canto Alegretense" e "Origens". No saguão de entrada do Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, mais de uma dezena de coroas de flores ornamentaram o local, oferecidas por entidades e admiradores. Um cortejo da confraria Cavaleiros da Paz, organização fundada em 1980 pelo folclorista, prestou homenagem na rua Duque de Caxias e acompanhou o caixão em todo o trajeto até o cemitério.
O Sindicato dos Radialistas manifestou em nota a tristeza pelo falecimento do tradicionalista, que integrou o quadro de sócios da entidade por muitos anos. "Nico Fagundes foi um folclorista, poeta, historiador, compositor, apresentador e um apaixonado estudioso da cultura gaúcha. Marcou sua trajetória aqui no RS como apresentador por mais de 30 anos do programa Galpão Crioulo da RBSTV", afirmou o sindicato.
O Palácio Piratini foi disponibilizado à família de Nico pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, que também lamentou a morte do tradicionalista. "O Rio Grande do Sul perde Nico Fagundes, um grande amigo, que muito contribuiu para a cultura gaúcha e com a preservação das tradições. Nico parte, mas seu legado permanece para a presente e as futuras gerações", registrou o governador em nota.
Nico deixou a mulher, Ana Lúcia Piagetti Fagundes, e seis filhos.

Comentários