Cinco perguntas para Artur Chagas

Repórter da Rádio Gaúcha há 17 anos, está na apresentação do Correspondente Ipiranga

1. Quem é você, de onde veio e o que faz?
Sou Artur Luiz da Silveira Chagas, nascido em Pelotas, em 1958, e formado em Jornalismo na PUC, em 1994. Ouvinte de rádio desde criança por influência de meus pais. Trabalhei na Rádio Guaíba como redator, e estou na Rádio Gaúcha desde 1995. Atuei como redator até 1999 e como editor de 1999 até 2012. Desde fevereiro de 2013, estou na função de editor-apresentador do Correspondente Ipiranga.
2. Como é o desafio de apresentar um programa tradicional?
O Correspondente Ipiranga é uma síntese noticiosa que existe na Rádio Gaúcha desde 1966. Atuar em um espaço de 47 anos de existência é um peso e uma responsabilidade enormes. O grande desafio dos últimos anos ocorreu em janeiro de 2005, com a mudança da estrutura do noticiário a partir da figura do jornalista-apresentador. A credibilidade do programa foi mantida, e é este justamente o principal desafio.
3. O que todo jornalista deve saber?
Que a notícia deve chegar ao ouvinte/telespectador/leitor com 100% de veracidade.
4. Qual é o diferencial do rádio, em detrimento dos outros meios?
Agilidade e instantaneidade são características imbatíveis do rádio. Em função disso, os desafios são um cuidado redobrado na checagem das informações, que devem ser as mais completas e precisas.
5. Quais são os planos para os próximos cinco anos?
Não só para os próximos cinco anos, mas para toda a minha vida profissional: dar o meu máximo a cada dia com correção, honestidade e equilíbrio. Os planos tornarem-se realidade será consequência.
Imagem

Comentários