Pesquisa aponta que falta aprofundamento nas matérias jornalísticas

Levantamento foi realizado pela Center for Media Engagement

Estudo foi realizado com 26 participantes e cinco grupos focais no Texas - Reprodução

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela empresa Center for Media Engagement, da Universidade de Austin apontou que, na opinião dos leitores, falta aprofundamento nas matérias jornalísticas publicadas no país norte-americano. Outro ponto destacado pelos entrevistados é a necessidade de as agencias de notícias explicarem, de forma mais clara, os motivos pelos quais são usados e como funcionam as técnicas jornalísticas por trás das reportagens.

Efetuado com 26 participantes e cinco grupos focais no Texas, o levantamento demonstrou alguns pontos, dentre eles destacaram-se: jornalistas devem explicar a terminologia que usam e que os comunicadores e as organizações noticiosas devem esclarecer por que certas fontes foram incluídas nas matérias e outras foram excluídas. Tradução de jargões jornalísticos também foi outro tópico apontado pelos escutados.

No levantamento é apontado que "é importante que as redações incluam uma variedade de vozes na reportagem e, talvez o mais importante, expliquem por que certas vozes foram escolhidas e por que outras foram deixadas de fora ou não estavam disponíveis".

O relatório pode ser conferido em sua totalidade por meio deste link.

Comentários