Programa Internacional para Jornalistas oferece bolsas na Alemanha

Inscrições no intercâmbio devem ser efetuadas até 16 de setembro

Jornalistas entre 25 e 38 anos podem participar - Reprodução

O Programa Internacional para Jornalistas (IJP, em alemão) está oferecendo bolsas de intercâmbio para profissionais da área que estejam a fim de contribuir para veículos alemães. É necessário que o candidato tenha idade entre 25 e 38 anos. As inscrições devem ser encaminhadas até 16 de setembro, por e-mail, ao setor de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília ou ao Consulado alemão mais próximo do da residência do candidato (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife).

Os aprovados para o intercâmbio serão anunciados no início de novembro. Os participantes latino-americanos receberão o subsídio no valor total de 3.600 euros, com o qual o bolsista deverá cobrir todos os seus gastos, incluindo passagens, acomodação e alimentação na Alemanha, por exemplo. No entanto, o trabalho durante o estágio não será remunerado pelo grupo de comunicação internacional. O período para a realização do intercâmbio iniciará em fevereiro de 2020.

A experiência tem o objetivo de colocar os participantes como correspondentes temporários para suas redações no Brasil. Para participar, o jornalista deve trabalhar em tempo integral - ou como colaborador - em algum veículo de comunicação, seja ele jornal, revista, televisão, rádio ou on-line. Atenta-se ao fato de que profissionais que atuam em agências de relações públicas ou realizando serviços públicos não podem se candidatar ao programa. Ademais, conhecimentos em línguas alemã, inglês e espanhol serão diferenciais na hora da seleção. Durante a experiência, os jornalistas conhecerão a realidade política, econômica e cultural do país.

Comments