Expoagas 2019 encerra edição com recorde em negócios

Movimentação superou expectativas da Agas, com crescimento de 6%

Antônio Cesa Longo, presidente da Agas - Dani Villar

Realizada desde a última terça-feira, 20, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, a Expoagas 2019 - 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados encerra-se hoje, 22, superando seus recordes históricos de negócios, concretizados ao longo dos três dias de atividades. O evento também buscou evidenciar mudanças de mercado que serão sentidas a partir do início de setembro por consumidores de todo o Estado. No total, o volume de negociações transacionadas entre os visitantes e os 372 expositores do evento chega à casa dos R$ 539 milhões, um crescimento de 6% em relação à edição passada do encontro.

Em nota, a feira promovida há mais de três décadas pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), afirmou que, em seus corredores, foram observadas as tendências de futuro para o varejo, as mudanças no comportamento dos consumidores e as inovações que a indústria está preparando para último quadrimestre do ano e que em breve chegarão às gôndolas. "Hoje, um supermercado médio cadastra 80 novos produtos por semana em sua operação, mostrando a capacidade de inovação da indústria. A Expoagas 2019 refletiu isso, já que os expositores apresentaram mais de 800 lançamentos de equipamentos, produtos, embalagens, versões e sabores aos nossos visitantes", salienta Antônio Cesa Longo, presidente da Agas.

As expectativas iniciais da Agas apontavam para um incremento de 3% nos negócios, volume superado pelo número de visitantes do segundo dia do evento, quarta-feira, 21  - quando mais de 20 mil players da cadeia do abastecimento acessaram os pavilhões da Fiergs. No total, mais de 50 mil pessoas circularam pela feira durante os três dias do encontro, oriundos de 275 municípios gaúchos e 420 cidades brasileiras. "Dentro do contexto macroeconômico, este é um resultado a ser comemorado. A feira nos traduz exatamente aquilo que sempre acreditamos, quem trabalha e busca oportunidades pode almejar um crescimento acima da média, e a Expoagas oportuniza justamente isso", explica Longo, destacando que 19% dos expositores participaram do evento pela primeira vez.

Durante os dois primeiros dias da feira, o Instituto Segmento Pesquisas entrevistou 100 dos expositores para saber o grau de satisfação e a percepção geral sobre o evento. O estudo mostra que 81% dos participantes ouvidos ampliaram sua carta de clientes; e 64% dos expositores informaram ter realizado negócios com compradores de outros segmentos. "A Expoagas é uma feira plurissetorial, por isso mais uma vez convidamos representantes de bares, farmácias, hotéis, restaurantes e lojas, dentre outros setores, a prestigiarem o evento. Os supermercados defendem a liberdade econômica e querem oportunizar as mesmas oportunidades e os mesmos fornecedores de que dispõe para toda a cadeia", destaca Longo.

A atração, durante os seus três dias, contou com conferencistas de diferentes segmentos. Entre as palestras magnas, nomes como o jornalista Alexandre Garcia, o filósofo Clóvis de Barros Filho, o consultor canadense Mike Ross, a jornalista Glória Maria e o educador físico Marcio Atalla buscaram levarar entretenimento e qualificação ao público. Nas programações jovem e feminina, as atrações foram o CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés, e a atriz e bailarina Claudia Raia, respectivamente.

A Expoagas 2020 já tem data marcada: no próximo ano, e evento ocorrerá de 18 a 20 de agosto, novamente no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, com o tema 'Amplie os bons negócios'.

Comments