'Caravela Brasileira': gaúchas criam podcast sobre morar em Portugal

Nos episódios, serão abordados temas gerais bem como vantagens e desvantagens da migração

Pâmela Mossmann de Aguiar e Ananda Franco Garcia - Reprodução

Falando sobre as experiências migratórias para Portugal, uma dupla de gaúchas porto-alegrenses criou o podcast 'Caravela Brasileira'. Nos episódios, Pâmela Mossmann de Aguiar e Ananda Franco Garcia contam sobre como é morar em terras lusitanas e quais são as vantagens e desvantagens de mudar-se para lá.

Nos dois primeiros capítulos elas trataram de temas como primeiras impressões, adaptação, estilo de vida no interior e na capital e custo de vida. Também estão previstas discussões sobre temáticas como tipos de visto, migração em família, educação, acesso à saúde e temas mais polêmicos, como xenofobia e feminismo em Portugal, serão explorados nos episódios seguintes. Entretanto, as apresentadoras afirmam que o objetivo da mídia não é o de ser um guia para quem deseja ir para 'a terrinha', e sim proporcionar uma troca de experiências entre pessoas com diferentes objetivos e visões do mesmo país.

Ananda cita que foi para Portugal com o propósito de buscar uma carreira internacional no mercado de trabalho. Já Pâmela diz ter ido com objetivo de seguir carreira acadêmica. "Uma está acostumada com o estilo de vida em uma cidade do interior de Portugal, com mais convívio com os portugueses e onde os custos são mais baixos, a outra (eu) vive a rotina de Lisboa, onde há muitos estrangeiros e as tentações são muitas", aponta Ananda. Pâmela, por sua vez, relata receber muitas mensagens de amigos, conhecidos e parentes questionando-a sobre como é morar em Portugal. "Acreditamos que a informação é a melhor arma na hora de migrar e o nosso podcast poderá cumprir um papel interessante neste quesito", completa.

Pâmela Mossmann de Aguiar é formada em Administração com ênfase em Marketing pela UFRGS, Mestre em Marketing pela Universidade de Coimbra e Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Nova de Lisboa. Ananda Franco Garcia é jornalista formada pela Unisinos e acumula passagens por veículos como TV Unisinos, Record, TVE, Rádio Assembleia Legislativa, dentre outros.

Comentários