'Dia dos Dados Abertos POA' discutirá projeto Mina Guaíba

Evento tem como foco dados ambientais

Evento acontece em 7 de março - Divulgação

A Unisinos Porto Alegre (Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista) sediará, em 9 de março, o evento 'Dia dos Dados Abertos POA'. A iniciativa, que é promovida mundialmente e tem o objetivo de fomentar a transparência pública e conscientizar governos e cidadãos para o uso de dados abertos, ocorrerá das 9h às 15h30, e a programação seguirá a linha temática de dados ambientais. Na ocasião, será debatido também o projeto Mina Guaíba e seus impactos ambientais na Região Metropolitana. A entrada é gratuita.

Durante a manhã, pesquisadores apresentarão dados sobre o tema central da atividade - dados ambientais - e, em um primeiro momento responderão apenas questionamentos feitos por jornalistas e convidados. Após, o público poderá participar do debate. No turno da tarde, os participantes poderão aprender sobre como usar a Lei de Acesso a Informação (LAI), para que assim possam monitorar riscos ambientais. A atividade será ministrada pelo advogado Bruno Morassutti, especialista em transparência pública e colaborador do projeto 'Fiquem Sabendo'.

Desde 2019, a organização local do evento está a cargo das jornalistas Marília Gehrke e Taís Seibt, da Afonte Jornalismo de Dados. Mais informações sobre o evento, bem como a programação podem ser conferidas por meio da página oficial do evento.

Comentários