'Fala, Mercado' desta semana debate sobre a Comunicação na saúde
Márcia Christofoli recebe como convidadas Andréa Schür e Priscila Barbosa

O 'Fala, Mercado' desta semana trata sobre os desafios que os profissionais de Comunicação enfrentam ao trabalhar no setor de saúde. Para debater sobre o tema com Márcia Christofoli foram convidadas Andréa Schür, head de Marketing da Santa Casa de Porto Alegre, e Priscila Barbosa, gerente-executiva de Marketing e Comunicação do Grupo Panvel.
A conversa se iniciou com Andréa explicando que, por trabalhar com unidades hospitalares, há uma preocupação na parte educativa da população, reforçando a questão da prevenção na saúde. Além disso, é realizado um trabalho com Marketing de Causa com as campanhas de doação de órgãos, Outubro Rosa e Novembro Azul. "A premissa da prevenção é muito grande, o hospital é sempre um lugar onde as pessoas não querem ir, tirando a maternidade que é sempre um momento de muita felicidade", afirma.
Conforme Priscila, por trabalhar em uma empresa cuja essência é o varejo, há diversas formas de atendimento ao cliente, mesmo entendendo que a marca é procurada para tratar de saúde, tanto prevenção, quanto tratamento, a Panvel também tem outras ofertas de produtos dos mais variados segmentos. Segundo a profissional, dependendo da necessidade do consumidor é o que a marca fala com ele. "Dentro da proposta de valor da empresa sobre o tema debatido, a gente faz as escolhas, seja de mensagem, linguagem ou acolhimento da necessidade", explica.
No quesito saúde, Priscila afirma que Panvel é uma marca transversal em todos os sentidos, pois está presente na vida dos consumidores desde o exame de gravidez até o último medicamento ou fralda geriátrica que o cliente vai usar na vida. "Precisamos oferecer um acolhimento ao consumidor, primeiro de entender o que precisar resolver, quanto ofertar alternativas de preço e marcas que o ajude a gastar menos com medicamentos, o que pode render a ele um passeia a mais com a família."
Em relação à prevenção, Andréa disse que é necessário todo um investimento, pesquisa e ensino para que os tratamentos tenham desfechos mais "satisfatórios". A profissional explica que a Santa Casa, quanto à marca e posicionamento tem uma complexidade, que é o fato de atender população de todo o Rio Grande do Sul, realizando atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Trabalhamos para conscientizar as pessoas para ter um 'tratamento consciente' para ela saber que quando faz seus exames no particular ou no convênio, ela propicia melhorias no atendimento para quem não pode pagar."
Confira o episódio completo:
Você também pode assistir aos episódios dos programas 'Construindo Marcas', 'Fala, Mercado', 'Memórias Comunicação' e '(Re)contar', de Coletiva.tv, em BBPlay (on-demand), POA Streaming TV (nas redes sociais), pelo canal Markket (692 da ClaroTV e 611 da Vivo), pela MasperTV (575 da TV aberta pela nova parabólica digital) e pelo canal 168 da Soul TV.