Agência nascida em POA concorre ao Festival de Cannes por case da 'Gêmea digital de Vitória Strada'
IA utilizada para manter a presença da artista nas redes enquanto ela esteve confinada no Big Brother concorre na categoria Social & Creator - B06 Innovative Engagement of Community

Em um cenário onde criatividade e tecnologia precisam andar juntas, um projeto brasileiro acaba de ganhar projeção internacional: a criação de uma 'gêmea digital' da atriz Vitória Strada durante sua participação no BBB25. A iniciativa, que utilizou inteligência artificial (IA) para manter a presença da artista nas redes sociais enquanto ela esteve confinada, está agora entre os cases inscritos ao Festival de Cannes - na categoria Social & Creator - B06 Innovative Engagement of Community -, uma das mais prestigiadas premiações da indústria criativa global.
A personagem digital interage em tempo real com os seguidores, comentando o desenrolar do programa com humor e personalidade. Com frases como "ainda bem que sou artificial, risos", a versão IA de Vitória manteve o engajamento alto, mesmo sem que a atriz pudesse interagir diretamente. A ação mostrou o poder da tecnologia não só como ferramenta, mas como linguagem.
Por trás da iniciativa está uma equipe formada por profissionais de tecnologia e Comunicação - entre eles, a agência AUË, que nasceu em Porto Alegre e recentemente expandiu para o Rio de Janeiro. Também colaboraram no projeto a diretora Criativa Brenda Band, a agência nova-iorquina House of Rabbit! e a produtora Vetor Zero/Lobo.
A presença no festival marca um reconhecimento para projetos de agências independentes, ainda pouco comuns nas grandes premiações internacionais. Para Paola Dellazen e Eduarda Guimarães, sócias da agência AUË, o momento é um reflexo de uma mudança mais ampla no setor. "As marcas estão percebendo que agências menores conseguem entregar engajamento com mais velocidade, menos burocracia e muito mais conexão com a linguagem do público. É uma tendência clara de descentralização da criatividade. Estar em Cannes com um projeto que nasceu assim é a prova de que o mercado está se abrindo para novas formas de pensar e executar, utilizando a tecnologia como aliada."
Com a IA deixando de ser tendência para se tornar protagonista, o case brasileiro destaca-se por usar a tecnologia de forma estratégica, sem perder a humanidade - ou o humor - no processo. Agora, o mundo da Comunicação volta seus olhos para Cannes, onde a inovação que nasce longe dos grandes centros pode, mais uma vez, surpreender.
Agência AUË
Agência nativa digital e nichada em entretenimento e personalidades, a AUË foi a responsável por toda a comunicação orgânica da atriz Vitória Strada neste ano do BBB, contribuindo para que a participante chegasse no top 4 do reality show.
Ficha técnica
AUË
Co-founder & Creative Director: Paola Dellazen
Co-founder & Art Director: Eduarda Guimarães
Motion Designer: Marlon Nascimento de Araujo
Designer: Raphael Occhiuzzi
Social Media Manager: Ana Carolina Nogueira
House of rabbit!
Sócia-fundadora, CCO: Daniela Vojta
Sócia-fundadora, CCO: Susan Young
Sócia-fundadora, CEO: Sarah Beaumont
Creative Director: Brenda Band
Head of Production: Sarah Rabello
Vetor Zero/Lobo
Diretor(es) de Criação: Mat Rodrigues
Diretor(es): Mat Rodrigues
Diretor de R&D de IA: Giovani Ferreira
Artista de IA: Shaina Carvalho
?Ilustrador: Sergio Faria
Managing Partner: Luis Ribeiro
Produtor Executivo(a) Lobo: Susan Constantine
Head of Production: Marcelo Barbosa
?Head of Post-Production: Eduardo Silva Vaz
Produtor(a): Jules Loyola
?Coordenador(a) de Pós-Produção: Rosangela Gomes
Finalizador: Vicente da Paz
?Montador: Matheus Miglionico
Motion Designer: Lilian Döring
?Consultoria Jurídica: João Paulo Morello e Thiago Mac