Longa-metragem brasileiro 'Cinco Tipos de Medo' recebe reconhecimento de 'Melhor Filme'

'Lendo o Mundo' foi destaque em premiação de documentários

Cerimônia é finalizada com foto de todos os reconhecidos da noite - Crédito: Cleiton Thiele/Ag.Pressphoto


O encerramento da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado reconheceu os vencedores da Mostra Competitiva de Longas-metragens Brasileiros, nas categorias de ficção e documentário. O momento promoveu também a premiação de categorias como: 'Melhor Ator', 'Melhor Atriz', menção honrosa e reconhecimentos do júri. 'Cinco Tipos de Medo' e 'Lendo o Mundo' conquistaram os títulos de melhores filmes ficcional e documental, respectivamente.

Na categoria de 'Melhor Filme', a produção de ficção 'Cinco Tipos de Medo', de Bruno Bini, recebeu a maior honraria, com uma história que trata sobre a vida de um jovem músico que quase perde a vida e, após esse momento, envolve-se com uma antiga enfermeira que está presa em um relacionamento abusivo. Já em documentário, a abordagem vencedora de 'Lendo o Mundo' retrata os primeiros anos de trabalho do educador e filósofo Paulo Freire.

O reconhecimento

A cerimônia apresentada pela radialista Marla Martins e pelo jornalista cultural Roger Lerina contou com transmissões no Canal Brasil e no Youtube oficial do evento. Na competição de Mostra Competitiva de Longas-metragens Brasileiros estiveram concorrendo as seguintes produções:  'A Natureza das Coisas Invisíveis, 'Cinco Tipos de Medo', 'Nó', 'Papagaios', 'Querido Mundo' e 'Sonhar com Leões'. Já no segmento de Mostra Competitiva de Documentários concorreram os filmes: 'Até Onde a Vista Alcança', 'Lendo o Mundo', 'Os Avós' e 'Para Vigo Me Voy!'. 

Entre os jurados, estiveram presentes no júri crítico representantes da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs). Ao total, o júri popular contabilizou o número de 20.816 votos. Ao fim do momento de reconhecimento, Bruno Bini comentou em transmissão sobre a importância dos festivais: "Eles são onde fazemos trocas importantes". 

Ao final da premiação, os apresentadores revelaram que a próxima edição do evento já está com data marcada para acontecer. O 54° Festival de Cinema de Gramado ocorrerá de 12 a 22 de agosto de 2026.

Conheça os destaques: 

Melhor Montagem:
Bruno Bini - 'Cinco Tipos de Medo' 

Melhor Direção de Arte:
Elsa Romero - 'Papagaios' 

Melhor Trilha Musical:
Alektos Vuskovic - 'A Natureza das Coisas Invisíveis'

Melhor Desenho de Som:
Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes - 'Papagaios'

Melhor Atriz Coadjuvante: 
Aline Marta Maria - 'A Natureza das Coisas Invisíveis'

Melhor Ator Coadjuvante:
Xamã - 'Cinco Tipos de Medo' 

Melhor Fotografia:
Renata Corrêa - 'Nó'

Melhor Roteiro:
Bruno Bini - 'Cinco Tipos de Medo'

Melhor Ator:
Gero Camilo - 'Papagaios' 

Melhor Atriz:
Malu Galli - 'Querido Mundo'

Melhor Direção:
Laís Melo - 'Nó'

Menção Honrosa:
'Para Vigo me Voy', de Lírio Ferreira e Karen Harley
'Sonhar com Leões', de Paolo Marinou-Blanco

Prêmio Especial do Júri:
'A Natureza das Coisas Invisíveis', de Rafaela Camelo 

Júri da Crítica: 
'Nó de Laís Melo'

Júri popular:
'Papagaios', de Douglas Soares

Documentário - Melhor Filme:
'Lendo o Mundo', de Catherine Murphy e Iris de Oliveira

Melhor Filme de Longa Brasileiro:
'Cinco Tipos de Medo', de Bruno Bini


A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comentários