André Foresti provoca reflexão no Summit Empreender 40+: "A diferença está no fator humano"
Empreendedor subiu ao palco para provocar o público sobre o papel da humanidade em tempos de Inteligência Artificial
 
                                        
                                        
                                        
O empreendedor e estrategista André Foresti participou da primeira edição do Summit Empreender 40+, em Porto Alegre. Gaúcho de origem e radicado em São Paulo, ele subiu ao palco para provocar o público sobre o papel da humanidade em tempos de Inteligência Artificial (IA), e o quanto o pensamento crítico se torna um ativo essencial nessa nova era. Ele conversou exclusivamente com nossa equipe de reportagem.
"Apesar de gaúcho, minha empresa nasceu em São Paulo e minha carreira aconteceu lá. Estava há uns 10 anos sem palestrar em Porto Alegre e, neste ano, voltei duas vezes, no South Summit Brasil e aqui. Estou superfeliz. Foi um evento incrível, diverso, com histórias reais e uma troca genuína entre empreendedores", comemorou.
Espaço de conexão
Foresti destacou que o encontro proporcionou espaços de conexão e apoio mútuo entre pessoas que vivem, cada uma à sua maneira, "a dor de empreender". Para ele, o grande mérito do evento foi abrir espaço para essas experiências compartilhadas: "A gente fala muito sobre o quanto é difícil empreender, mas aqui vimos gente se ajudando, trocando e inspirando. Isso tem muito valor."
Na palestra, o especialista trouxe uma reflexão sobre o ritmo acelerado da vida contemporânea e a urgência de retomar o pensamento crítico. "Vivemos no que eu chamo de modo 'Despacha a Vida': sexta chega, fim do mês chega, Natal chega, e a gente não pensa. É preciso parar a bola e reagir", provocou.
Foresti explicou que a Inteligência Artificial, assim como a internet ou a eletricidade, é apenas uma ferramenta, o que importa é quem comanda. "A IA precisa da pergunta, precisa do humano por trás. O mundo não é das máquinas, é das pessoas que sabem pensar, questionar e comandar o processo. Precisamos acionar o cérebro de novo", defendeu.
Para ele, o público 40+ está especialmente preparado para viver essa transformação. "É uma galera com repertório, com vivência, que aprendeu de forma analógica e se adaptou ao digital, e agora encara a IA com naturalidade. Esse perfil tem muito potencial e, mais do que isso, tem equilíbrio para lidar com a mudança", analisou.
Pessoas e tecnologia
Foresti destacou ainda que o futuro será construído em parceria entre pessoas e tecnologia. "Assim como antes existiam as duplas de criação na Publicidade, o redator e o diretor de Arte, agora teremos uma nova dupla: o humano e a máquina. Quando os dois se unem, nasce a inteligência ampliada, e é isso que vai empurrar o mundo pra frente."
Encerrando sua fala, o palestrante reforçou o convite à ação: "A diferença vai estar no fator humano. A tecnologia é abundante. O que vai destacar cada um de nós é a capacidade de pensar, sentir e se conectar de verdade. Esse é o jogo que a geração 40+ está pronta para jogar."
A equipe de Coletiva.net está presente no no Summit Empreender 40+, realizado em 29 de outubro, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre. e Comunicação, realizado em Canela, na Serra Gaúcha. Durante a cobertura, participam a gerente de Conteúdo Patrícia Lapuente, a repórter especial e social media Márcia Dihl e a assistente de Redação Ronise Garcia, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais - incluindo Facebook e Threads - e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.
 
                 Coletiva
                Coletiva
             
                 
                 
                 
                         
                                                 
                                                 
                                                