ARI realiza painel sobre peregrinação no Caminho Português de Santiago

Iniciativa foi proposta pela superintendente da entidade, Thamara da Costa Pereira

Os Caminhos de Santiago de Compostela são rotas religiosas - Reprodução/SampaBikers

Em setembro deste ano, a superintendente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Thamara da Costa Pereira, fez uma peregrinação de 11 dias pelo trajeto português dos Caminhos de Santiago de Compostela. De volta ao Brasil, ela decidiu se reunir com a também jornalista Gisele Teixeira e a geóloga Silvia Rolim, em uma conversa mediada por Cláudia Coutinho, para detalhar a experiência e orientar os interessados em fazer o mesmo percurso. O painel será realizado neste sábado, 26, às 10h30, no Salão Nobre da entidade, no edifício Alberto André (Avenida Borges de Medeiros, 915 - bairro Centro Histórico, em Porto Alegre).

Ao Coletiva.net, Thamara contou que, ao voltar da viagem, passou a receber muitas perguntas sobre como havia se organizado e realizado a peregrinação. Foi motivada por isso que decidiu sugerir o painel e convidou as profissionais, que também já embarcaram na aventura. "Cada uma de nós fez o percurso em um período diferente e vamos falar sobre as nossas experiências referentes aos gastos, à segurança, à alimentação, assim como a própria capacidade física para fazer essa caminhada", explicou. As painelistas falarão ainda sobre as diferenças em fazer o trajeto por conta própria e junto de uma agência de viagem.

Caminhos de Santiago de Compostela

Os Caminhos de Santiago de Compostela são rotas religiosas por onde peregrinos se deslocam para chegar ao túmulo do Apóstolo Tiago, também conhecido como Apóstolo Santiago Maior, localizado na capital da Galiza, na Espanha. O percurso possui três variações principais: o Caminho Francês, o Caminho do Norte e o Caminho Português - por onde Thamara percorreu. No entanto, cada um possui diferentes mapas e trajetos, o que torna possível iniciar a caminhada em diferentes cidades, assim como passar por lugares distintos.

Aqueles que completam ao menos 100 km do percurso a pé ou a cavalo são agraciados com o certificado Compostela, uma forma de comprovar que passaram pelo trajeto. Também é possível receber a honraria ao fazer 200 km de bicicleta. O prêmio é um reconhecimento pelo feito e simboliza a penitência pelos pecados.

Comentários