Band-RS confirma demissão de Farid Germano Filho

Decisão foi tomada após comunicador ser acusado de racismo durante edição do programa 'Donos da Bola'

Farid não participou do programa desta sexta-feira - Crédito: Arquivo Pessoal

Em contato com a reportagem de Coletiva.net, na noite desta sexta-feira, 15, a Band TV-RS confirmou a demissão do jornalista e influenciador Farid Germano Filho. A decisão foi tomada após o comunicador ser protagonista de um ato considerado racista durante o 'Donos da Bola' desta quinta-feira, 14. Na ocasião, ele imitou o gesto do goleiro congolês Kidiaba, do Mazembe, que eliminou o Internacional no Mundial Interclubes de 2010. Ao fazer isso, também emitiu sons de macaco. Confira o vídeo do acontecimento aqui.

"A Band de Porto Alegre informa que Farid Germano Filho, comentarista do programa 'Os Donos da Bola', não faz mais parte da equipe de esportes da empresa", diz o comunicado enviado ao portal. O jornalista chegou à emissora em outubro, como membro da nova formação da atração esportiva, após as saídas de João Batista (JB) Filho, Leonardo Meneghetti e Fabiano Baldasso. Junto com ele, chegaram Alexandre Ernst, Filipe Gamba e Lucas Collar, que se juntaram a Diogo Rossi e Ribeiro Neto. A emissora, no entanto, não informou o substituto do jornalista.

Como consequência de sua imitação, Farid foi afastado imediatamente do programa, não participou da atração veiculada na sexta-feira, 15. Além disso, a Band excluiu de suas redes sociais e do canal no YouTube a edição do programa com o gesto racista e a que não teve a participação do jornalista. 

A demissão de Farid já tinha sido ventilada, a partir de informações divulgadas pela Folha de São Paulo, durante o dia, no entanto, ainda não havia confirmação da sucursal gaúcha. Apesar disso, a filial no Estado já havia informado à reportagem de Coletiva.net que o caso estava "em compliance em São Paulo", em alusão à matriz da empresa.

Manifestações

Mais cedo, neste mesmo dia, Farid se pronunciou e se desculpou pelo ato em vídeo publicado nas redes sociais. "Faço esta manifestação de muito pesar, com o coração aberto. Cometi um erro grave. Errei, fiz a imitação do jogador Kidiaba e alguns sons que caracterizam racismo", disse. 

Ainda na sexta-feira, durante a abertura do 'Donos da Bola', Gamba, apresentador da atração, realizou um pronunciamento condenando a atitude do jornalista. "Ontem, nesse chão, o Farid fez sons de macaco, passando uma mensagem racista", pontuou. O âncora ainda salientou que aquele não era um "pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido, mas a todos, porque a mensagem ofendeu muito". 

Comentários