Campanha de doação de sangue é criada em prol de Paulo Moreira

Jornalista trata de uma doença renal há 19 anos, que o faz desenvolver anemia severa

Paulo Moreira tem uma doença chamada de rins policísticos - Crédito: Daisson Flach

Uma campanha de doação de sangue de qualquer tipo em prol de Paulo Moreira foi lançada nesta semana. Há 19 anos, o jornalista trata de uma doença renal, que o faz desenvolver anemia severa, devido às frequentes sessões de hemodiálise. Os interessados em ajudar devem agendar um horário no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (Avenida Independência, 75 - bairro Independência).

A reportagem de Coletiva.net entrou em contato com a filha de Paulo, Rafaela Brezezinski Moreira, que atualizou a situação de saúde do pai, que está internado no hospital Dom Vicente Scherer, na Capital, desde 5 de dezembro por conta de uma suspeita de Covid-19, possibilidade já descartada por conta de exames. Apesar disso, o jornalista não tem previsão de alta e, conforme Rafaela, encontra-se em cuidados paliativos. 

Desde os 35 anos, o jornalista luta contra uma doença crônica chamada de rins policísticos e há quase duas décadas precisa realizar frequentes hemodiálises. "Essa condição não afeta apenas os rins, pois em virtude da paralisação do seu funcionamento, o coração e os pulmões ficam sobrecarregados. O acúmulo de líquidos no organismo e o tempo em que ele se encontra realizando o tratamento o debilitaram bastante", explicou a filha. 

Doação

Por conta do agravamento da anemia, aliada à incidência de pressão baixa, foi necessário começar a campanha de doação para abastecer o banco de sangue utilizado para as transfusões de Paulo, segundo Rafaela. Para ajudar, os interessados devem agendar um horário para a doação no site da Santa Casa. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados até o meio-dia. Além disso, não é necessário estar em jejum, apenas ter realizado a última refeição há pelo menos duas horas.

Comentários