Cinco jornalistas gaúchos foram premiados no 46º 'Prêmio Vladimir Herzog'
Objetivo da honraria é reconhecer e prestigiar jornalistas do Brasil

Na última semana, foi divulgada a lista de vencedores da 46º edição do 'Prêmio Vladimir Herzog'. O objetivo da honraria é reconhecer e prestigiar jornalistas do Brasil, em que trabalhos promovam os Direitos Humanos e a defesa da democracia. Entre os agraciados, cinco dos nomes são profissionais gaúchos.
Neste ano, a distinção destacou uma série de trabalhos em diferentes formatos, como texto, fotografia, vídeo e áudio. A reportagem do Portal Sumaúma, fundada pela jornalista gaúcha Eliane Brum, e escrita por Catarina Barbosa, intitulada 'Maria Júlia tem medo de ser queimada viva pelos homens maus', recebeu menção honrosa. Já a jornalista Évelin Argenta, que produziu o podcast original da Rádio Novelo 'Fincar o Pé', venceu na categoria 'Produção Jornalística em Áudio'.
O jornalista Leno Falk, da Agência Radioweb, também recebeu menção honrosa pela reportagem 'Brigada Militar: assédio e suicídio entre policiais militares no RS', que abordou a questão da saúde mental na corporação. Além dele, o jornalista, natural de Passo Fundo, Marcelo Canellas, também foi premiado por sua reportagem para a Revista Piauí, intitulada de 'Triste Bahia - Como age a polícia que mais mata', conteúdo que revela as profundas desigualdades sociais existentes no Brasil.