Dinâmica de aquário encerra o primeiro dia do 'Encontro+B Amazônia 2025'

Atividade realizada em evento, que acontece em Belém, no Pará, simbolizou a essência do encontro

Evento foi realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA) - Crédito: Agência Eyxo

Em um círculo aberto de cadeiras, sem hierarquias e com espaço para múltiplas vozes, o 'Encontro+B Amazônia 2025' encerrou o primeiro dia de programação na Universidade Federal do Pará (UFPA). A atividade de encerramento, uma dinâmica de aquário, simbolizou a essência do encontro: 'construir uma agenda de impacto humano e coletivo, que ultrapassa setores específicos' e reunir diferentes perspectivas em torno do cuidado, do futuro e da transformação socioambiental.

Ao juntar vozes diversas em um mesmo espaço, o aquário reforçou que todos fazem parte de um movimento maior por um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia e para o mundo. Sediar esse momento deu à UFPA papel de destaque. Com cerca de 50 mil estudantes, dos quais 80% vivem em situação de vulnerabilidade e mais de 70% serão a primeira geração das famílias a conquistar um diploma, a instituição representa a potência transformadora da educação e cultura amazônica.

Na abertura do evento, o reitor Gilmar Pereira da Silva já havia destacado a relevância desse encontro no território. "A UFPA tem um compromisso histórico com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e com a valorização dos saberes locais. Este evento fortalece esse papel, ao aproximar o setor empresarial da universidade, da ciência e das comunidades." 

O reitor afirmou que é uma oportunidade única de construir soluções inovadoras e socialmente justas para os desafios da região. "Especialmente em um momento em que o mundo volta os olhos para a Amazônia com a chegada da COP 30." Ao fechar o primeiro dia em círculo, o 'Encontro+B Amazônia 2025' reforçou a proposta de unir culturas, territórios e setores diferentes em uma mesma agenda de impacto.


Coletiva.net e Agência Eyxo estão em Belém para cobrir o 'Encontro+B Amazônia 2025'. O evento, que se estende até sexta-feira, 5, Trata-se de um encontro no qual líderes empresariais, comunidades, organizações aliadas e cidadãos se reúnem com um propósito comum: transformar a realidade a partir do mercado, com impacto coletivo. O público pode conferir materiais nas redes de ambas as empresas

Comentários