Diretor-presidente da Fundacine ressalta apoio aos profissionais do Audiovisual atingidos pelas enchentes
Beto Rodrigues está em Gramado para acompanhar o Festival de Cinema
Como um dos apoiadores institucionais do Festival de Cinema de Gramado, a Fundação Cinema (Fundacine) se faz presente no evento, inclusive com a participação do diretor-presidente da entidade, Beto Rodrigues. Em entrevista ao Coletiva.net, o gestor comentou sobre a importância histórica da instituição e de projetos em parceria com a Netflix e com a Gramadotur que visa angariar recursos financeiros para auxiliar profissionais do Audiovisual afetados pelas enchentes.
A fundação faz parte da construção da competição de Curtas-Gaúchos, porém, Beto aproveitou também para destacar outras ações. Um deles foi a doação de R$ 2 milhões para a entidade por parte da Netflix e, embora não tenha revelado números, relatou que outra iniciativa está sendo acordada com a Gramadotur para apoiar o setor cinematográfico gaúcho.
"A Fundacine é a entidade mais ecumênica do Brasil, porque ela reúne as empresas do setor audiovisual e os poderes públicos", comentou o profissional. Ele ainda afirmou que tanto a prefeitura de Porto Alegre quanto o Governo do Estado do Rio Grande do Sul estão representados no Conselho pela entidade.
Ele ressaltou, também, sobre a importância do instituto historicamente em território nacional, visto que o 3º Congresso Brasileiro do Cinema ocorreu em Porto Alegre, em 2000, e resultou em uma medida provisória que resultou na criação da Agência Nacional do Cinema (Ancine). "A Fundacine tem um longo histórico, com a restauração da Cinemateca Capitólio e com o projeto RodaCine, que levou cinema para todo o Rio Grande do Sul em cidades que não têm salas."
A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.