Em live, Alright lança oficialmente guia que busca nortear Jornalismo local e pequenos veículos

Publicação apresentada por Domingos Secco e parceiros da produção conta com cerca de 120 páginas

E-book pode ser baixado gratuitamente - Crédito: Alright

Na noite desta quinta-feira, 7, a Alright lançou, oficialmente, durante uma live, o guia 'Como Transformar Tendências em Ações'. O documento visa nortear o Jornalismo local e os pequenos veículos, além de combater os desertos de notícias - regiões que não possuem imprensa focada na localidade. Apresentada pelo fundador e CEO da empresa, Domingos Secco, e parceiros da produção, a publicação chega gratuitamente ao mercado. Com cerca de 120 páginas, a iniciativa é fruto do recente reposicionamento da startup gaúcha de Mídia, que passa a focar a atuação em negócios de motos localistas. O documento pode ser baixado aqui.

Além de Secco, a transmissão teve a presença da doutora em Comunicação e professora universitária Marlise Brenol, mediadora do evento, do jornalista, escritor e investidor Pyr Marcondes, do sócio da Alright Cesar Paz e da head Comercial da Pipeline, Daniela Bueno, que fazem parte do grupo de autores do guia. A live, no entanto, não será a única a ser promovida, uma vez que o objetivo é realizar veiculações mensais, tendo como pauta, em cada uma, um dos 12 assuntos abordados no e-book. "Vamos trabalhar o material durante todo o ano, trazendo cada conteúdo de forma mais aprofundada até dezembro", destacou o cofundador da startup.

O lançamento, nesta quinta-feira, vem após meses de produção e contato com atores do setor de Comunicação, conforme Secco. "Começamos a escrever o guia entre outubro e novembro. Foi um trabalho muito árduo, entrevistamos muitos profissionais, talentos diversos do mercado", disse. Ainda segundo ele, "não ficamos restritos ao mundo da Mídia Programática, aliás, acho que o termo não foi escrito em nenhuma das quase 120 páginas".

Apesar de desde o início das operações trabalhar com este tipo de mídia, a partir da reformulação, a Alright passou a se especializar no fomento de pequenos veículos locais de Jornalismo. Com isso em mente, conforme o CEO, o objetivo do guia foi "investigar os principais desafios destes produtores: o intuito é ser um material facilmente aplicável".

Para Daniela, o pensamento que norteou a produção do guia se tornou realidade e o objetivo da Alright com a publicação foi cumprido. "O que mais me chamou atenção foi a aplicabilidade. A maioria das publicações são muito teóricas e 'futurísticas'. Essa, não. Acho que ajudará, com certeza, a 'mexer os ponteiros' dentro das redações", afirmou. 

No mesmo caminho, Pyr opinou sobre a importância do conteúdo que "será explorado de inúmeras formas". "Por ter a experiência que tenho e por ter tido a oportunidade de escrever tantos livros sobre Publicidade, digo que nunca, no Brasil, foi produzido algo parecido", completou. 

Para Cesar, o guia poderá ajudar os territórios além da Comunicação. Isso porque será um "importante aliado" na transformação dos locais de desertos de notícias, uma vez que, para ele, as regiões passam por um "processo de amassamento" da cultura local, já que os cidadãos recebem apenas referências de outros grandes centros urbanos. "Nós temos um compromisso fundamental de valorizar a produção destas localidades e, de alguma forma, torná-la viável a partir da audiência e consequente monetização", pontuou.

Guia

O guia 'Como Transformar Tendências em Ações', de acordo com Secco, surgiu devido ao desejo de impulsionar comunidades após uma crítica análise do momento da sociedade e Comunicação brasileira, que também abasteceu as mudanças internas na Alright. "A partir disso, entendemos a forma de fomentar a transformação desses locais por meio da Mídia, que é o nosso principal negócio", disse. 

Sabendo que os veículos locais são os "grandes motores da economia da Comunicação", foi dado o início a uma investigação sobre os principais desafios e fragilidades dos pequenos produtores de notícias que são a parte "mais frágil dessa corrente atualmente, engolidos pelas novas plataformas". "Queremos chamá-los para participarem da nossa rede e, assim, podermos promover muito mais democracia e desenvolvimento. Este é o nosso posicionamento", completou. 

Para isso, a publicação traz 12 tendências ou caminhos em prol da transformação. 

São eles: Valorização da cultura local; Cooperação entre veículos e negócios de publishing; Como enfrentar o fim dos cookies; Inteligência Artificial a favor dos negócios; Influencers como aliados; Luta contra a desinformação; Criação de conteúdo originais e humanizados; Destaque para causas sociais e da agenda ESG; Integração de canais em plataformas omnichannel; Transformação vira regra; Como melhor se relacionar com as grandes plataformas tech e Como seguir navegando e informando. 

Além dos textos sobre cada um dos assuntos, o guia também tem conteúdos diversificados relacionados aos temas, como vídeos explicativos e exemplos de empresas que já vinham colocando em prática os apontamentos. Um time de 15 profissionais foi consultado pela equipe da Alright, a partir de entrevistas, para elaborar cada um dos 12 tópicos. 

Além de Cesar Paz, Daniela Bueno, Marlise Brenol e Pyr Marcondes, o guia conta com outros 11 autores. Os outros nomes que assinam o livro são: Ana Holanda, jornalista, escritora e palestrante; Anna Paula Andrade, jornalista, Mestra em Estudos da Mídia e ex-secretária-adjunta de Comunicação do Rio Grande do Norte; Elaine Silva, sócia-diretora da Agência de Notícias Alma Preta Jornalismo e fundadora da Black Adnetwork; Etiene Du Jardin  professora na Faculdade de Informática e Administração Paulista, chefe de Operações e membro do Conselho da Rise New York & Partners; Gabriel Mazzutti, líder de Endereçabilidade na LiveRamp Brasil; e Greta Paz, cofundadora e CEO da Eyxo. 

Ainda completam a lista de coprodutores: Juliana Guimarães, gerente de parcerias de canais na Google; Maurício Sirotsky Neto, sócio-fundador da RBS Ventures; Natália Leal, diretora-executiva da Lupa; Rafael Martins, fundador da Share; e Rafael Silva, gerente sênior de Soluções Globais da AB InBev. A transmissão, na íntegra, em que os tópicos são aprofundados, pode ser reassistida no link.

Comentários