Estande do Governo do Estado no SSB apresenta oportunidades para fechar negócios e promover empresas

Espaço também demonstra soluções inovadoras e 18 produtos desenvolvidos pelos profissionais do serviço público

Espaço fica localizado no Market Place - Crédito: Coletiva.net

O Governo do Rio Grande do Sul, além de ser correalizador do South Summit Brazil, também contou com um espaço no evento para proporcionar oportunidades para fechar negócios e promover empresas de diversos setores localizado no Marketplace. Além disso, no estande também foram apresentadas as soluções inovadoras propostas pela administração pública estadual. No local, foram demonstrados ao público 18 produtos desenvolvidos pelos profissionais do serviço público.

De acordo com a titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, o Governo do Estado participou desse espaço, localizado no Marketplace, por meio de um posicionamento estratégico. "Essa ação tem como objetivo colaborar com a sociedade e promover atividades e inovações em Governo Digital", diz.

Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, Luciana Hahn de Menezes, gerente de Planejamento, Gestão Estratégica e Inovação da Procergs, explicou que o estande foi pensado para reunir várias pautas e incentivar os órgãos do Estado, com foco no Governo Digital. "Apresentamos as soluções desenvolvidas pelos órgãos, serviços, aplicativos e como os cidadão podem utilizá-los", colocou.

Ao longo dos três dias de evento, a equipe da SPGG e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) demonstrou soluções em várias plataformas de serviços como o 'RS Digital', o 'Tudo Fácil Empresas' e o 'Portal de Imóveis'. Além disso, também houve ações voltadas à disseminação da acessibilidade digital em todos os espaços públicos.

A diretora de Negócios e Relacionamento com Clientes da Procergs, Karen Lopes, destacou a importância das conexões possibilitadas pelo estande. "O Governo, como um centro de Inovação aberta, deve aproveitar essa possibilidade, pois a partir de ideias surgidas aqui podem sair soluções para os serviços da administração pública, a partir de dados, de inteligência artificial e conversas com investidores", destacou.

Entre os destaques está o modelo digital do Centro Administrativo Fernando Ferrari, que possibilita uma gestão de manutenção do prédio de forma ágil e efetiva em alinhamento com a nova Lei de Licitações. Também foi levado ao evento a Central de Licitações (Celic), portal voltado ao atendimento de demandas de compras e contratações do Governo Estadual.

A Subsecretaria de Patrimônio do Estado (SPE) apresentou o Portal de Imóveis RS, um dashboard com dados dos imóveis da administração, no qual é possível realizar buscas sobre ocupação e localização, além de exportar os dados encontrados. O Departamento de Planejamento (Deplan) demonstrou a Infraestrutura Estadual de Dados Especiais (IEDE), onde havia mais de 20 painéis temáticos, construídos em parceria em 15 órgãos e disponibilizaram mais de 14 mil serviços.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comentários