Feira do Livro 'Reconstrói RS' recebe mais de 10,4 mil pessoas
Evento solidário arrecadou cerca de três mil exemplares, doados pelo público, que serão destinados à reconstrução do acervo de bibliotecas comunitárias

A Feira do Livro 'Reconstrói RS', realizada no último final de semana no Instituto Ling, em Porto Alegre, recebeu mais de 10,4 mil pessoas, que colaboraram para reerguer o mercado editorial gaúcho, impactado pelas enchentes. O evento solidário cujo objetivo era ajudar livreiros, editoras, autores e sebos afetados pelas águas, ainda arrecadou cerca de três mil exemplares, doados pelo público, que serão destinados à reconstrução do acervo de bibliotecas comunitárias.
Ao longo dos três dias de evento, o público comprou diretamente de livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos, gerando mais de R$ 300 mil de faturamento, com cerca de cinco mil livros vendidos nas 40 bancas espalhadas pelo centro cultural. Os visitantes puderam conferir mais de 30 programações culturais paralelas gratuitas, entre bate-papos literários, shows musicais e atividades infantis, além de 30 sessões de autógrafos com autores como Daniel Galera, Eduardo Bueno, Irka Barrios, Márcio Pinheiro, Maria Carpi, Mariana Bertolucci, Mário Corso e Paula Taitelbaum.
Conforme a jornalista, influenciadora digital e embaixadora do evento, Fernanda Pandolfi, houve pessoas que comentaram sobre nunca ter vendido tantos exemplares. Além disso, ela destaca que o evento estava totalmente lotado, salas de contação de histórias que foram preenchidas em minutos, gente de pé, sentada, circulando, cantando, lendo, aplaudindo e perguntando. "Teve cheiro de livro novo, pilhas de doações e sentimento de recomeço", conta.
O evento teve como padrinhos os jornalistas Carlos André Moreira e Luiz Gonzaga Lopes, e a participação voluntária de nomes como a escritora Carla Madeira, que marcou presença virtualmente em um bate-papo com a autora Martha Medeiros. A atividade entre as duas best-sellers foi uma das três programações pagas promovidas pela feira para angariar fundos para a reconstrução da Biblioteca Comunitária Girassol, que perdeu o acervo nas enchentes.
Com o valor arrecadado na conversa, na apresentação da peça infantil 'Bichológico' e na 'Oficina de Escrita Criativa' ministrada pela escritora Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso serão repassados R$ 10 mil para a Biblioteca. "Cumprimos a nossa missão. Encorajamos muitas pessoas a acreditarem no poder dos livros e reunimos famílias inteiras, autores e consagrados e iniciantes. Estamos muito felizes com os resultados", celebra Carolina Rosado, gerente do Instituto Ling.