Google disponibiliza guia gratuito em português para Jornalismo Digital

Documento foi elaborado a partir de experiências com aceleração de startups jornalísticas no Brasil

Documento foi organizado com base em ação do Google no Brasil - Reprodução

Está no ar o 'Playbook de Startups da Google News Initiative', um guia com dicas e boas práticas para novas empresas de Jornalismo Digital. O conteúdo gratuito foi elaborado com base em experiências com aceleração de startups jornalísticas do Brasil no Startup Lab. O documento será constantemente atualizado e está disponível neste link .

Priorizando a criação de negócios economicamente sustentáveis e comprometidos com a produção responsável de conteúdo, o Playbook está dividido em seis capítulos: 'Uma introdução às startups de Jornalismo', 'Defina o problema que você está tentando resolver', 'Construir e medir seu produto mínimo viável (MVP)', 'Identifique a missão e os valores que irão guiá-lo', 'Faça um plano de negócios para a sua ideia' e 'Defina o sucesso para o seu negócio'. 

O material traz também orientações para organização administrativa, identificação de fontes de financiamento e receita no anexo 'Guia de Iniciação'. Ainda, há modelos e recursos que podem ser utilizados para o desenvolvimento do negócio, como: mídia kits, planos de negócios, exemplos de contratos para freelancers, templates para contratos publicitários e as políticas de independência editorial.

Conforme a coordenadora da edição do Startup Lab da Google News Initiative no Brasil, Fabiana Zanni, a proposta é oferecer um ponto de partida para empreendedores da área para acessar uma série de referências, instituições que podem ser muito úteis "É um material muito rico, especialmente diante da falta de programas específicos de aceleração e programas de startups focados no jornalismo. Não é fácil encontrar literatura e referências".

Startup Lab no Brasil

Organizado a partir das experiências assimiladas ao longo das diferentes edições do Startup Lab da GNI no mundo, no Brasil, o programa teve início em outubro e encerrou sua primeira turma em maio deste ano e acelerou dez organizações jornalísticas. 

Durante 20 semanas, os fundadores mergulharam em questões fundamentais para a operação de suas empresas. Cada empreendimento recebeu até US$ 20.000 em financiamento, além de mentoria, treinamento e workshops sobre tópicos como estratégia, produto, modelo de negócios, vendas e marketing, construção de comunidade e captação de recursos.

Comentários