HackaTchê 2024 define equipes finalistas que se apresentarão no South Summit Brazil

Maratona é promovida pela Secretaria da Educação, envolvendo projetos de Tecnologia e Inovação

South Summit recebe finalistas da maratona HackaTchê 2024 - Créditos: Reprodução/Diego da Costa

 A decisão dos finalistas para a Hacka Tchê 2024, maratona promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) que envolve Tecnologia e Inovação, foi realizada pela equipe de jurados, composta por lideranças empresariais, CEOs de startups e pela secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski. As três equipes classificadas competem na grande final que acontece no South Summit Brazil nesta quinta-feira, 21, no Cais do Porto, em Porto Alegre. O projeto que ficar com o primeiro lugar ganhará uma viagem ao South Summit Espanha; o segundo lugar ganha o direito de conhecer a sede do Google em São Paulo; e o terceiro irá para o Gramado Summit.

O processo de seleção aconteceu durante um encontro no Auditório Living 360 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e foi transmitido de forma simultânea pelo canal do YouTube TV Seduc RS. As equipes finalistas são: Alpha, da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, Projeto Franciscos, da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis e PatruLink Business, da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense. 

A secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, explica que a competição neste ano contou com duas categorias, sendo elas a Business e a Robotics, além disso destaca que o projeto segue em ampliação. "Quero agradecer a todos os estudantes que trouxeram grandes ideias para o HackaTchê e ressaltar que a cada ano que passa fica mais difícil o processo de escolha, pois os trabalhos estão mais competitivos", afirma. Ainda complementa que todos os concorrentes que passam pela pré-bancada já estão qualificados. "Foi uma decisão difícil e eu quero parabenizar todos os participantes, os seis classificados e os três finalistas que se apresentarão no South Summit Brazil", completa. 

O aluno Arthur Veríssimo, do terceiro ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis, do município de Pareci Novo, relata sobre o produto desenvolvido no projeto e a felicidade com a classificação. "A nossa ideia é proporcionar inovação, por meio de um site, para a nossa região. Estamos muito felizes. É uma emoção muito grande participar do South Summit", afirma. Já a aluna Eduarda Merlini, representante da equipe Alpha, que prevê a criação de um aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças, comenta que para quem é da área da educação entende o quanto é difícil conquistar e conseguir investimentos que contribuem para o crescimento da sociedade. Mesmo que a gente não ganhe, se esse aplicativo for implementado, eu tenho certeza que muitas crianças serão beneficiadas", destaca.

Para o aluno Afonso Silveira, representante da equipe Patrulink, o projeto consiste na aproximação das empresas com os alunos de escolas estaduais, reforçando o que já ocorre no Programa Partiu Futuro, do governo do Estado. "A sensação de chegar até o South Summit é incrível. Não consigo descrever em palavras o sentimento de termos chegado tão longe. Só tenho a agradecer", afirma. 


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comentários