Jornais do Grupo Sinos atuam conjuntamente na cobertura das enchentes

Trabalho das equipes gira em torno da atualização de portal de notícias sobre as cidades mais atingidas

Principal foco do grupo é informar sobre abrigos, resgates e serviços que possam dar um norte para quem busca se inteirar da situação - Crédito: Reprodução

De forma conjunta, os jornais do Grupo Sinos, DC, de Canoas, NH, de Novo Hamburgo, JG, de Gramado e VS, de São Leopoldo, atuam na cobertura das enchentes que atingem a região. O trabalho é focado, principalmente, na atualização do site abcmais.com, com informações sobre a situação das principais cidades atingidas pelo evento climático dos últimos dias. Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, o editor-executivo do VS, Guilherme Schmidt, explicou a organização da equipe.

Guilherme contou que o principal foco do grupo é informar sobre abrigos, resgates e serviços que possam dar um norte para quem busca se inteirar da situação, já que muitas famílias foram separadas pelas cheias. "De sexta-feira, 3, para cá, na situação mais crítica da crise, o trabalho tem sido dificultado pela questão de deslocamento e Internet, que nesta segunda-feira, 6, já está melhor."

Conforme o profissional, outra adversidade enfrentada são as dificuldades pessoais que cada repórter tem para encarar problemas familiares com a cheia e buscar transporte para deslocamento por São Leopoldo. "A cidade está ilhada em muitos pontos, e sem contato de um lado do rio com o outro, o que dificulta os trabalhos e também aumenta a angústia de todos", disse.

Para Guilherme, os jornais têm servido de apoio aos moradores, na busca de dar voz a quem precisa de ajuda. Segundo o jornalista, após esta etapa de alertas, antes de quinta-feira, 2, principalmente, depois da angústia dos resgates e da alta das águas na sexta, sábado, 4, e domingo, 5, agora, a situação é para abrigamento,  alimentação e recursos para manter milhares de pessoas que estão sem água e luz.


Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.

Comentários