Jornalismo Esportivo movimentou noticiário de Coletiva.net em 2023
Mudanças nas carreiras de comunicadores gaúchos ocuparam seis das 10 posições do ranking de matérias mais lidas do último ano

Reportagens envolvendo o Jornalismo Esportivo gaúcho movimentaram o noticiário de Coletiva.net em 2023, de acordo com levantamento realizado pela equipe do portal. No Top 10 de matérias mais lidas do último ano, seis destacavam mudanças nas carreiras de comunicadores do setor. Outras três publicações também falavam sobre mudanças de profissionais no mercado, porém de outras áreas.
A notícia mais lida do ano dava conta das saídas de Fabiano Baldasso, João Batista - JB - Filho e Leonardo Meneghetti do Grupo Bandeirantes. As mudanças afetaram o programa 'Donos da Bola', do qual os jornalistas faziam parte. Logo depois, vem a matéria da despedida de Fernanda Carvalho da RBS TV. A decisão partiu da profissional, que passou a atuar em São Paulo.
O terceiro lugar foi preenchido pela saída de Alex Bagé da rádio Gaúcha. Em julho de 2023, ele deixou a emissora, onde participava do 'Sala de Redação', como representante gremista da bancada, sendo substituído pelo também tricolor César Cidade Dias, o CCD. A Band TV-RS voltou a figurar no noticiário do portal, novamente com o 'Donos da Bola', agora com a nova formação do programa, que passou a contar com os colorados Alexandre Ernst e Lucas Collar, além do gremista Farid Germano Filho (que foi desligado em dezembro) e Filipe Gamba, que assumiu a apresentação da atração. A matéria ocupa o quarto lugar do ranking.
Já na quinta posição está Thaigor Janke, que foi desligado da Band RS, após sete anos. Com isso, o jornalista passou a se dedicar, exclusivamente, ao canal de YouTube A Dupla, que mantém com Matheus D'ávila. Outra matéria que movimentou o noticiário de Coletiva.net foi a revelação de Marco Antônio Pereira sobre o time do coração. Ele, que se assumiu gremista, embarcou no projeto do canal de YouTube '1903 Play', junto com Leonardo Müller, e a notícia sobre o movimento na carreira ocupa o sexto lugar.
"Dever cumprido", foi dessa forma que Eduardo Matos resumiu sua passagem de mais de duas décadas pela rádio Gaúcha, em entrevista à equipe do portal, que foi a sétima matéria mais lida do ano. O oitavo lugar é de Diego Casagrande, que deixou o Jornalismo para focar em um negócio de família nos Estados Unidos, onde mora há cerca de cinco anos. Ele ancorava o 'BandNews Porto Alegre', da rádio BandNews FM. Gamba voltou ao ranking, dessa vez em nono lugar, com o anúncio de sua saída do Grupo RBS. A matéria também destacou a despedida de Eduardo Deconto. Por fim, as mudanças na apresentação de quatro programas da rádio Atlântida encerram o Top 10 de leituras em 2023.
Confira as reportagens na íntegra:
1.Dança das cadeiras: Baldasso, JB Filho e Meneghetti deixarão a Band RS
2.Fernanda Carvalho anuncia saída da RBS TV
3.Alex Bagé se despede da rádio Gaúcha
4.Band RS confirma nova formação do 'Os Donos da Bola'
5.De saída: Thaigor Janke deixa a Band após sete anos
6.Marco Antônio Pereira revela o time do coração e embarca em novo projeto
7."Dever cumprido": Eduardo Matos se despede da rádio Gaúcha
8.Diego Casagrande se despede do Grupo Bandeirantes
9.Eduardo Deconto e Filipe Gamba deixam Esporte do Grupo RBS
10.Rádio Atlântida tem mudança de apresentadores em quatro programas