Jornalista lança startup com inteligência artificial focada em Comunicação Estratégica para pequenas e médias empresas

Renata Dorneles desenvolveu a Pulza como uma plataforma de reputação que combina IA e curadoria de jornalistas, como Lua Fontoura

Renata Dorneles está à frente da Pulza - Crédito: Arquivo pessoal

A jornalista Renata Dorneles anunciou o lançamento da Pulza, uma startup de comunicação sediada em Porto Alegre. A empresa propõe um modelo de atuação que une tecnologia e curadoria humana para ampliar o acesso à comunicação estratégica, com foco em pequenos e médios negócios e iniciativas de impacto social. 

Com mais de uma década de atuação no mercado de comunicação, Renata desenvolveu a Pulza como uma plataforma de reputação que combina inteligência artificial (IA) e trabalho editorial de jornalistas. A tecnologia utilizada é chamada de Lía, uma IA treinada para auxiliar na produção de conteúdo e materiais de divulgação, que são posteriormente finalizados por profissionais da área.

A startup conta também com Lua Fontoura como cofundador e diretor de Operações. Jornalista com experiência em comunicação institucional e relacionamento com a mídia, ele atua como responsável pela execução e garantia de qualidade das entregas, além de liderar os processos de relacionamento com os clientes.

Assessoria de Imprensa mais acessível

O processo da Pulza inicia com uma sessão de imersão conduzida pela própria fundadora. A partir das informações coletadas, a Lía gera versões iniciais dos textos, que passam por revisão e curadoria editorial antes de serem entregues ao cliente. O objetivo é tornar o processo de Assessoria de Imprensa mais acessível, mantendo a qualidade e o contexto estratégico.

Outro diferencial anunciado pela startup é a 'Rede Elos de Impacto', um coletivo de profissionais da comunicação de diferentes regiões do Brasil. A proposta é conectar cada projeto a talentos com vivências locais, buscando garantir diversidade regional e sociocultural na abordagem das pautas.

A Pulza está operando em fase piloto com o atendimento à Mostra Cultural Porto Negro, evento voltado à valorização da cultura negra no Rio Grande do Sul. A expectativa é evoluir o modelo para uma plataforma SaaS (Software as a Service), ampliando a escalabilidade da solução.

Renata Dorneles é filha do jornalista e escritor Renato Dorneles, colunista do Coletiva.net. Segundo a fundadora, a experiência familiar com os desafios enfrentados na publicação de obras independentes, como a divulgação do livro 'Falange Gaúcha', contribuiu para a concepção do projeto.

Comentários