Ministério das Comunicações apresenta edital para interessados em operar rádios educativas

Sete municípios gaúchos podem ser contemplados na iniciativa

Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul são duas das cidades contempladas - Crédito: Reprodução

O Ministério das Comunicações (Mcom) lançou, recentemente, o edital para inscrição dos veículos de Comunicação interessados em operar rádios educativas, em frequência modulada, para 311 municípios das cinco regiões do Brasil. Sete municípios do Rio Grande do Sul podem ser contemplados na iniciativa. 

As cidades do Estado que possuem chance de serem beneficiadas são: Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Nova Roma do Sul, Santo Augusto, Sobradinho e Tenente Portela. Após a seleção, as emissoras terão até 21 de março para efetuar a inscrição, que deverá ser feita, obrigatoriamente, pela Plataforma de Cidadania Digital.

Elas serão classificadas de acordo com os critérios definidos no regulamento. Caso esta não preencha os requisitos, será analisada a documentação da emissora classificada em segundo lugar, e assim sucessivamente. O resultado preliminar será publicado no Diário Oficial da União (D.O.U), contendo a ordem de classificação, a indicação da vencedora e das inabilitadas.

Para a diretora do Departamento de Radiodifusão, Pública, Comunitária e Estatal do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, é possível ver a relevância das rádios educativas para a população brasileira, bem como a importância de difundir essas emissoras pelo Brasil. Este é o primeiro edital do Plano Nacional de Outorgas de Rádios Educativas. A previsão é que mais três editais sejam lançados até 2026.

Comentários