Ministério das Comunicações prorroga prazo para encerramento das transmissões analógicas de TV aberta no Rio Grande do Sul
Adiamento ocorre devido às consequências dos eventos climáticos que atingiram o Estado em 2024

O Ministério das Comunicações prorrogou, na última semana, somente para o Rio Grande do Sul, o prazo para o encerramento das transmissões analógicas de TV aberta. O adiamento ocorre devido às consequências dos eventos climáticos que atingiram o Estado em 2024. A nova data é 30 de dezembro de 2025 para os 74 municípios onde o sinal não havia sido desligado.
Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a prorrogação se faz necessária para que as emissoras gaúchas possam ter mais tempo para fazer a estruturação necessária e se adequar ao desligamento. "O Estado foi muito afetado pelas enchentes, e o Ministério das Comunicações está atento a tudo o que pode ser feito para mitigar essa terrível catástrofe climática", afirma.
A portaria MCom nº 18.639 foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira e assinada pelo ministro. O processo de desligamento do sinal analógico vem ocorrendo de forma gradual, respeitando as particularidades do país. Outras 931 cidades seguem respeitando o cronograma inicialmente previsto e precisaram desligar os sinais de TV aberta às 23h59 da última segunda-feira, 30. Os municípios beneficiados pela portaria podem ser conferidos aqui.