Pesquisa: jornais, revistas, rádios e televisão são os principais meios de informação
Conforme estudo, os portais de notícias representam 24% da preferência do público

Jornais, revistas, rádios e televisão são os principais meios de informação para 29% dos entrevistados no estudo 'Como o Brasileiro se Informa?'. Conforme o material, os portais de notícias representam 24% das respostas. Outro dado apresentado foi que 59% afirmaram não confiar nas redes sociais. A pesquisa foi realizada pela Fundamento Análises, com apoio da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e do Instituto Palavra Aberta, e foi divulgada pelo Valor.
De acordo com a pesquisa, em comparação aos meios mais selecionados em 2016, as redes sociais apresentavam apenas 14% das escolhas. O rádio se manteve estável, com 4% das opções tanto na primeira edição do estudo como nesta, a TV teve uma redução de 22% para 17%, e o jornal impresso, de 3% para 2%.
Diferentemente da primeira edição do levantamento, os brasileiros, hoje, não se restringem apenas aos maiores ou tradicionais veículos de imprensa como fonte preferencial de informação. Convidados a mencionar espontaneamente qual o principal meio que utilizam para se manterem atualizados, os respondentes citaram 129 diferentes veículos de mídia, dos mais variados portes e características, incluindo veículos regionais e especializados.
A pesquisa também revelou que, ainda que a busca por notícias contemple meios diversos, ao avaliar o índice de confiança em diferentes canais de Comunicação, os brasileiros ainda acreditam que aqueles considerados tradicionais têm maior credibilidade. Por exemplo, 53% dos entrevistados confiam mais em sites de jornais, revistas, rádios ou canais de TV, enquanto 50% em portais de notícias e 47% em jornais impressos. Confira a pesquisa completa por meio do link.