Pesquisa 'VanPro' aponta que expectativas de agências seguem "positivas" para 2024

Estudo foi realizado pelo Ecossistema Sinapro/Fenapro junto a 309 agências de 20 estados e do Distrito Federal

Daniel Queiroz é presidente da Fenapro e avalia os resultados - Crédito: Chico Barros/Divulgação

A mais recente edição da pesquisa 'VanPro', realizada pelo Ecossistema Sistema das agências Propaganda (Sinapro)/Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), junto a 309 agências de 20 estados e do Distrito Federal, aponta que a expectativa das empresas para os negócios e o setor de Publicidade seguem "positivas". Os dados, colhidos em fevereiro, mostram que a maioria das marcas apresentou crescimento no ano passado e prevê "boas perspectivas" em 2024.

Para Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, a nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências em relação à receita e à percepção de estabilidade de um futuro "melhor" para o setor. "A pesquisa mostra também um bom ambiente de negócios, e que uma boa parte das empresas conseguiu identificar ou criar oportunidades para aproveitá-las com sucesso", afirma.

A pesquisa 'VanPro' mostra que 80% das agências apontaram estabilidade ou crescimento de receita - valor pago às agências, excluídos os investimentos dos anunciantes. Entre as que cresceram, 30% tiveram um incremento de rendimento acima de 30% em 2023, comparado a 2022.

Do ponto de vista financeiro, o estudo mostra que há um cenário de continuidade na evolução da receita das empresas. Para 53,4%, ela está em alta e, dessas, 51,5% apontam crescimento superior a 30%. Porém, por outro lado, 20,4% das agências indicam perda de receita, sendo que, em 10% delas, a perda foi superior a 30% em 2023. As que apontaram estabilidade, na comparação de 2023 com 2022, representam 26,2% das entrevistadas.

Para Roberto Tourinho, presidente do Sinapro São Paulo e integrante do Grupo de Trabalho da Fenapro, o cenário segue "positivo" em termos de futuro para o setor, pois 93% indicam que o cenário é de estabilidade ou apontam "boas" perspectivas, e 70% consideram a situação como "favorável" em 2024. "Isso demonstra que o crescimento empresarial e do setor passa aproveitar as oportunidades de ofertas de produtos e serviços, com consequente aumento de receitas, sem depender tanto das condições externas", analisa.

Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, Juliano Brenner Hennemann, presidente do Sinapro-RS, avaliou que essa visão do ambiente de negócios das agências só é possível porque em cada estado tem um Sistema trazendo a realidade local para que haja uma visão global.

Segundo Juliano, não há nada mais justo que olhar para o todo e entender as especificidades de cada região. "O Rio Grande do Sul é sempre protagonista pela forte indústria da Propaganda e cultura dos empresários. Além de sempre impactar muito positivamente os resultados da VanPro", colocou.

Comentários