Publicitário gaúcho participa das gravações de 'Vikings: Valhalla', série da Netflix

Jean Lima atuou como figurante e assistente de câmera

Jean durante as gravações - Arquivo pessoal

Uma das novas séries da Netflix, 'Vikings: Valhalla', derivada da ficção histórica 'Vikings', do History Channel, estará disponível na plataforma a partir de 25 de fevereiro. O publicitário Jean Lima participou da série da Netflix como figurante e assistente de câmera na Irlanda, onde mora desde 2018. Confira na entrevista abaixo o que o gaúcho descobriu durante as gravações, que lhe abriu as portas para mais dois trabalhos na área: The Winx Saga, na segunda temporada, e a primeira temporada de Moonhaven, que ainda estreará. E saiba também sobre um episódio inusitado que ele viveu durante os cinco meses em que participou das filmagens. 

1- Por que decidiu morar na Irlanda?

Eu me formei em Publicidade e Propaganda no Instituto Metodista Porto-Alegrense (IPA) em 2015 e trabalhei na prefeitura de Viamão. Depois, passei por uma experiência na Euro Agência, onde atuei como fotógrafo. Até que decidi mudar de ares e fazer um intercâmbio para aperfeiçoar o inglês. Escolhi a Irlanda, por ser um país que possibilitaria viagens dentro da Europa. 

2 - Como surgiu a oportunidade de participar das gravações de Vikings: Valhalla?

Eu vi em um anúncio de um site de empregos e no Facebook que eles procuravam pessoas para as gravações e fiz o cadastro. Chamaram-me para fazer o teste de figurino e assim começou. 

Participei como figurante durante dois meses. Eu já tinha feito participações em outras duas séries. O audiovisual sempre me atraiu muito. Essa foi uma oportunidade de entender como funcionava a indústria por dentro. 

O mais inusitado é que me interessei pelo outro lado das câmeras e descobri, durante as gravações, que uma brasileira atuava como assistente de câmera, Camila Gomes. Ela me chamou para um teste e trabalhei com ela de setembro a novembro. Foi uma experiência incrível! 

Ver de perto uma produção gigantesca como essa é surreal! São muitos fatores envolvidos. Para começar, a figuração conta com mais de 200 pessoas. Além de maquiagem, roupas, transporte e alimentação. É uma produção imensa. 

3 - O que mudou depois das gravações? 

Acredito ter descoberto um novo nicho de atuação. Envolvi-me nos dois lados da produção das câmeras. Quero me especializar e fazer cursos para trabalhar na área, ainda mais agora que me sinto mais confiante com meu inglês. 

4 - Qual foi o seu maior desafio? 

Entender o inglês foi um grande desafio. Para trabalhar como figurante tinha que entender o que eles queriam que a gente fizesse. E vivi essa experiência na frente e atrás das câmeras. Como figurante tinha que entender o que o diretor pedia. E como assistente tive que descobrir o nome de cada peça do equipamento. Aprendi a nomenclatura de cada lente, parafuso, fio! É uma área nova e quero me especializar. 

5 - Qual foi a experiência mais legal que você viveu dentro do set de filmagens?

Atuar como figurante e assistente de câmera já foi um privilégio. Mas gravar com neve artificial durante as filmagens foi algo estranho e interessante. As gravações ocorreram em época que não nevava. Eu não sabia como era fazer e produzir cena de neve. As roupas eram para o frio, então, passamos muito calor por causa do figurino, que tinha roupa de couro, calça e camisa. Os sets são grandes e montados em diversas áreas, são oito ao todo. E o mais incrível é que tinha neve artificial em todo chão, blocos que pareciam gelo, mas não eram reais.

Mas não posso deixar de citar as cenas que envolviam fogo, uma delas levou três dias para ser gravada, tinha cavalos nos sets também. E o mais curioso é pensar que no ar essa imagem envolverá dois minutos. O que não aparece na frente das câmeras é a demanda que envolve os figurantes. Cada diária são cerca de 10 a 12h de gravação. Acordava às 3h30 da manhã e voltava para casa às 21h. O lado bom é que formamos uma família devido a tantas horas de convívio durante as gravações. 

6 - Aconteceu algo curioso nos bastidores da série?

Um dia um dos diretores resolveu fazer uma festa para comemorar o fim das gravações. E chamou o pessoal para um pub. Parei em um restaurante para comer algo antes de ir para a festa. Quando peguei a comida, desceu do táxi o Sam Corlett, um dos atores principais da série. Eu o abordei e disse que fazia parte do time de figurantes. 

Ele também estava indo para a comemoração e fomos caminhando, enquanto comíamos até o pub. Falamos de igual para igual, ele foi muito gentil. Eu não o tratei como fã, não pedi foto, nem autógrafo. Depois desse encontro fiquei pensando que toda vez que assistir a uma cena dele, pensarei: "já comi com esse ator e bati um papo na rua com ele". 

Comentários