Túlio Milman provoca plateia: "As respostas se chamam perguntas"
Apresentador e agora escritor iniciou sua palestra com essa provocação, para os participantes do Summit Empreender 40+

Jornalista, apresentador e agora escritor, Túlio Milman iniciou sua palestra com uma provocação instigante: "A resposta virou commodity, automática, infinita e abundante - exceto as grandes perguntas da humanidade. O segredo agora está em fazer as perguntas certas". O profissional foi um dos painelistas do Summit Empreender 40+, que acontece nesta quarta-feira, 29, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.
Recém-lançado autor do livro 'Onde Estás', Milman trouxe uma reflexão sobre a nova lógica do conhecimento na era da Inteligência Artificial. "Durante 30 anos, fiz centenas de perguntas. As pessoas querem falar o que sabem, mas poucas pensam em para quem estão falando", disse, lembrando que a comunicação é sempre um exercício de poder e de empatia.
Ele contou que, ao pesquisar para seu livro, conversou com o neurologista André Palmini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e descobriu que a curiosidade dói. Ela exemplificou a descoberta comentando como "dói' não poder seguir assistindo uma série e não saber o que vai acontecer "no melhor momento da trama".
Então Deus fez uma pergunta
O título do livro, intitulado de 'Onde Estás?', nasceu de uma curiosidade que acompanhou Túlio durante o processo de escrita: qual seria a primeira pergunta feita na Bíblia? Para descobrir, ele consultou dois líderes religiosos, que confirmaram tratar-se da pergunta feita por Deus a Adão no Gênesis: "Onde estás?" Mesmo sabendo onde o homem se encontrava, Deus faz a pergunta, oferecendo, nas palavras de Túlio, "um presente e um convite à autorreflexão".
Inspirado por essa ideia, o jornalista decidiu repetir o questionamento à IA enquanto escrevia o livro. O ChatGPT respondeu: "Estou no espaço entre o que você sabe e o que ainda não descobriu." Curioso, ele pediu à esposa, Jaqueline, que fizesse o mesmo teste, e a resposta que ela recebeu foi ainda mais simbólica: "Estou aqui. Onde estás?"
No palco, ele também falou sobre a educação do futuro, observando o desenvolvimento da filha de quatro anos. "Antes, o professor tinha as respostas. Agora, ele precisa ensinar os alunos a formular as perguntas certas." Segundo Milmann, essa mudança é fundamental para a convivência com a inteligência artificial. Encerrando a fala, deixou um convite à reflexão: "As respostas se chamam perguntas. Então, para ser coerente, qual será a sua próxima pergunta?"
A equipe de Coletiva.net está presente no no Summit Empreender 40+, realizado em 29 de outubro, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre. e Comunicação, realizado em Canela, na Serra Gaúcha. Durante a cobertura, participam a gerente de Conteúdo Patrícia Lapuente, a repórter especial e social media Márcia Dihl e a assistente de Redação Ronise Garcia, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais - incluindo Facebook e Threads - e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.
Coletiva