Streaming de emissoras AM/FM tradicionais se consolida como a principal plataforma digital

Dado faz parte da mais recente edição da pesquisa 'Share of Ear'

A análise revela ainda que o crescimento do rádio AM/FM em plataformas digitais é constante desde 2017 - Crédito: Banco de Imagens/Canva

A Edison Research, empresa que realiza estudos sobre consumo de áudio nos Estados Unidos, revelou que o streaming de emissoras AM/FM tradicionais se consolidou como a principal plataforma digital com suporte publicitário, ultrapassando serviços como Pandora e Spotify. O dado faz parte da mais recente edição da pesquisa 'Share of Ear', que acompanha anualmente os hábitos de escuta de quatro mil norte-americanos.

De acordo com os números, o rádio AM/FM digital atingiu 8% de participação na audiência total com anúncios entre adultos, contra 5% do Spotify e 5% do Pandora. O levantamento reforça a importância do meio para o planejamento de mídia, principalmente quando combinado à escuta tradicional via dial.

A análise revela ainda que o crescimento do rádio AM/FM em plataformas digitais é constante desde 2017. Naquele ano, o Pandora liderava com 9% de participação, seguido pelo rádio digital com 6%, e pelo Spotify, com apenas 2%. De acordo com a pesquisa, atualmente esses papéis se invertem, com o rádio tradicional, via streaming, ocupando o topo entre as plataformas com audiência publicitária relevante.

A pesquisa também indicou que incluir o streaming do rádio AM/FM em campanhas publicitárias traz ganhos em alcance e frequência. Entre os ouvintes de rádio, 6% consomem exclusivamente a versão digital das emissoras, enquanto 10% alternam entre o dial e o streaming. A maioria ainda escuta apenas via ondas convencionais, 84%. No entanto, conforme o levantamento, entre aqueles que optam por ouvir rádio em streaming, um terço consome exclusivamente essa modalidade.

Comentários