Telebras envia mais 20 antenas emergenciais para apoio às equipes de resgate

Ação tem como objetivo levar internet banda larga nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Telebras já havia enviado 14 antenas emergenciais - Crédito: Kayo Sousa/Reprodução

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, determinou que a Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras) envie mais 20 antenas emergenciais para apoio às equipes de resgate, centros de Comando de Crise, hospitais de campanha e abrigos. O objetivo é levar internet banda larga para as regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A medida é uma iniciativa do Ministério das Comunicações, em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para auxiliar no atendimento à população. A Telebras já havia enviado 14 antenas emergenciais, com isso, serão 34 terminais satelitais transportáveis da empresa estatal à disposição das equipes.

Os equipamentos serão destinados para Arroio do Meio, Cachoeira do Sul, Candelária, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Taquari e Venâncio Aires. Conforme a necessidade, podem ser enviados para mais municípios, priorizando as áreas que mais necessitam de conectividade.

Os aparelhos são utilizados por equipes de resgate da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para compartilhamento de informações e comunicações rápidas, transmissão de imagens de drones para monitoramento das áreas afetadas e identificação de pontos que necessitem de ajuda. Também são usados em centros de Comando de Crise, para coordenação das ações de resgate; em hospitais de Campanha, para garantir a comunicação entre os profissionais de saúde e pacientes; e em abrigos, com Wi-Fi aberto para que as vítimas tenham acesso à internet para entrar em contato com familiares e amigos.


Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.

Comentários