Marcos Santuário exalta as estreias no Festival de Cinema de Gramado

Curador do evento desde 2012, o jornalista falou com exclusividade ao Coletiva.net

 

No intervalo entre o fim da abertura oficial do 53º Festival de Cinema de Gramado e o início da programação da noite no Palácio dos Festivais, a equipe de Coletiva.net conversou com exclusividade com Marcos Santuário, curador do evento desde 2012. O jornalista exaltou as estreias que serão exibidas no evento: "Estamos vendo o envolvimento da comunidade e, claro, o universo cinematográfico aguardando filmes que passarão aqui, pela primeira vez no Brasil".

A obra de abertura, que está fora da competição, será 'O último azul', de Gabriel Mascaro, e estrelado por Rodrigo Santoro. O ator, inclusive, receberá o troféu Kikito de Cristal, antes da exibição inicial, e eternizará seu nome na tradicional Calçada da Fama - ele já foi agraciado com o Troféu Cidade de Gramado, em 2014. "Conseguimos que esse filme ficasse esperando para que chegasse em Gramado, e isso nos orgulha muito porque é o cinema brasileiro querendo passar por esse tapete", enalteceu Santuário. 

O famoso 'Tapete Vermelho', que fica estendido no início da Rua Coberta até a entrada do Palácio dos Festivais, nesta sexta-feira, 15, mudou de cor. A passarela está azul em homenagem ao filme de estreia, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim. 

Mais estreias

Santuário também destacou outra obra que será exibida pela primeira vez no Brasil, 'Máscaras de oxigênio não cairão automaticamente', uma série que será transmitida pela  HBO+, da Morena Filmes, "que é genial", conforme o curador. "Temos conseguido essas estreias há algum tempo e, agora, também abrimos espaços para valorizar o streaming", comentou ele. 

O jornalista ainda salientou a seleção de longas-metragens brasileiros, escolhidos por ele e os demais curadores do Festival, Caio Blat e Camila Morgado - estreante na função. "Serão os filmes mais esperados do ano. Procuramos privilegiar a diversidade de 'brasis', para mostrar ao mundo os diferentes cinemas brasileiros que temos aqui", explicou.

Os temas abordados nos títulos selecionados passam por etarismo, violência urbana e morte no universo infantil-juvenil, entre outros. Santuário, porém, garantiu que os longas não são pesados, mas, sim, críticos e de reflexão e entretenimento.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comentários