Abrazeite projeta Olifeira 2024 que acontece em outubro

Reportagem do Coletiva.net conversou com presidente e diretor da entidade

Lauren Azevedo, presidente da Abrazeite e o diretor da Abrazeite, Luca Rossi - Crédito: Coletiva.net

Nesta quarta-feira, 27, a Fazenda do Bosque, localizada na estrada Ernesto Costa Gama, no bairro Bom Retiro, em Guaíba, recebeu o evento de Encerramento da Colheita de oliveiras da região. O encontro, intitulado de Preview, teve o intuito de anunciar as novidades da Olifeira 2024, que acontecerá entre 16 e 17 de outubro, no Largo José Cláudio Machado, no centro da cidade. A feira é promovida pela Associação Brasileira de Consumidores de Azeites de Oliva e Derivados (Abrazeite). A reportagem de Coletiva.net conversou com integrantes da entidade. 

Para Lauren Azevedo, presidente da Abrazeite, é importante reunir empresários e produtores para uma prévia do que está por vir, pois, em 2023, realizou-se um evento grande e neste ano, a previsão é maior ainda, uma vez que todos os parceiros da última edição confirmaram retorno em outubro de 2024. "Este é um evento pensando no consumidor, mas também em mostrar a parte cultural, gastronômica e tudo que pode harmonizar com o azeite de oliva, pois a ideia é pensar em todos que fazem a nossa economia girar", disse. 

Uma das novidades deste ano será um estande de avaliadores que terá o objetivo de mostrar a qualidade do azeite de oliva de Guaíba, além de realizar a comparação direta com os concorrentes que, segundo Lauren, sugerem algumas alterações. "É para o consumidor saber como colocar da melhor maneira o azeite na sua mesa, queremos mostrar o que é um produto extra virgem e original, com uma qualidade que só a nossa região vem mostrando nos últimos anos", explicou. 

Na mesma linha, o diretor da Abrazeite, Luca Rossi, disse que o pré-evento é um fortalecimento das relações com a sociedade civil e de apoio a este projeto que se mostra "muito grande", cada vez mais, no cenário. "Queremos fomentar a agricultura e auxiliar o turismo. Hoje, entendemos que para a terceira edição precisamos entregar ainda mais e ajudar as melhores entregas aos produtores, como a responsabilidade de ser uma entidade que fomenta o azeite regional e nacional", finalizou.

Comentários