Datas para o Planeta Atlântida 2026 são confirmadas

Festival completará 30 anos de história na próxima edição, ocasião que será celebrada com diferentes ações

Evento é realizado pelo Grupo RBS e pela DC Set Group - Crédito: Nani ArtClub

Em 2026, o Planeta Atlântida completará 30 anos de história e diversas ações farão parte da celebração. Como pré-lançamento da edição, foi realizado na última quarta-feira, 22, um show no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, ocasião em que as datas do evento foram confirmadas: 30 e 31 de janeiro. O momento também serviu para os realizadores Grupo RBS e DC Set Group celebrarem com parceiros e planetários a evolução do evento.

Criado em 1996 para celebrar os então 20 anos da rádio Atlântida, estação com foco no público jovem, o Planeta levou ao palco ao longo dessas três décadas mais de 1.000 atrações nacionais e internacionais, somando mais de 900 horas de música. Misturando diferentes gêneros musicais, o festival já reuniu artistas como Anitta, Charlie Brown Jr., Ivete Sangalo, Rita Lee, Skank e Thiaguinho. Pensando nisso, a edição de 2026 revisitará a história e a evolução do evento.

Alexandre Fetter, diretor artístico das rádios Atlântida e 102.3, destaca o impacto do festival no Rio Grande do Sul e no Brasil. "É um evento brasileiro, que traz atrações do País inteiro e externas e que nasceu para comemorar o aniversário da Atlântida, essa rádio que atravessa gerações há meio século e rejuvenesce com sua audiência". Caroline Torma, diretora-executiva de Marketing e Entretenimento da RBS, diz que o Planeta é um legado para o Rio Grande do Sul, além de um evento. "Somos a grande atração do verão gaúcho, movimentando o turismo e o mercado de serviços". Caroline ainda celebra os parceiros do festival, que procuram criar momentos inesquecíveis e conexões reais com diferentes públicos. 

Sustentabilidade e Economia

O festival procura avançar a cada ano em práticas de sustentabilidade, acessibilidade e iniciativas que envolvem aspectos sociais, ambientais e de governança (ESG). Em 2025, foram mais de 50 ações que contribuíram para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as medidas implementadas estão: deslocamento facilitado, central de acessibilidade, espaço para pessoas com deficiência, intérpretes de Libras, sala de acolhimento, cardápio em braile, reuso de materiais, gestão de resíduos e doação de recursos a instituições por meio de ingressos solidários. 

O Planeta Atlântida também impacta a economia do Estado, movimentando especialmente os setores de Turismo, Serviço e Entretenimento e mobilizando mais de quatro mil profissionais para sua realização. A edição de 2026 foi anunciada já com cinco patrocinadores masters - Banrisul, Coca-Cola, KTO, PUCRS e Renner -, e a expectativa é superar o recorde de comercialização alcançado em 2025, quando o festival somou 33 marcas parceiras, sete a mais do que no ano anterior.

Ações especiais

Para marcar esta edição que celebra a história do Planeta Atlântida, estão previstas ações especiais como intervenções urbanas, roadshow no interior do Estado, lançamento de produtos que resgatam identidade e memórias das primeiras edições e uma arena de verão na beira da praia com atividades que promovam o bem-estar. Cicão Chies, sócio-fundador da DC Set Group e um dos criadores do festival, celebra a presença do evento e dos realizadores, ano após ano. "É um exemplo da união de forças das equipes que sempre souberam conduzir o evento com muito sucesso e amor, entregando o máximo de alegria ao verão gaúcho".

Além disso, nesta quinta-feira, 23, entra no ar a campanha publicitária que marca os 30 anos do festival. Com o conceito 'O sentimento não muda', o filme acompanha um planetário ao longo dos anos, mostrando que a emoção de viver o Planeta permanece a mesma. Com direção de Nicole Pelosi e assinatura da produtora Little Door, o filme foi exibido em primeira mão na última quarta-feira, 22, no evento para convidados e parceiros de mercado na ATL House. Na mesma ocasião, a edição de 30 anos foi celebrada com shows gratuitos de WIU, Ebony e Syon Trio, na Rua da Cultura, no campus da PUCRS.

Por fim, para narrar os momentos da história do festival será lançado o documentário '30 Verões Criando Memórias'. O filme reunirá aqueles que fazem o festival acontecer e será exibido na ATL TV, canal digital da Atlântida, na RBS TV e no Globoplay. 

Comentários